• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Os 5 níveis até a super-inteligência artificial (AGI)

🤖 Os 5 níveis até a super-inteligência artificial (AGI)

+ IA prevendo Alzheimer e a Escola do Futuro

Hey Droppers!

Na coluna Ferrou de hoje: criaram um vídeo (com a Kling AI) mostrando vários famosos abraçando suas versões jovens, incluindo alguns que já se foram.
O resultado é estranhamente incrível.
Falando em IA gerando vídeos, a sumida Sora da OpenAI resolveu aparecer essa semana →

No drop de hoje, repetindo a palavra IA 52x:

  • Os 5 passos até a super-inteligência artificial

  • A escola do futuro

  • IA prevendo as chances de Alzheimer

  • Os Casos de Uso: AMD & NPUs, Deezer AI, Perplexity S2 Amazon, Microsoft Designer, Tinder avalia fotos, Claude 2x Tokens, Mistral

  • Me explique como se eu fosse uma criança: RAG

Nosso CEO acabou de abrir um sorriso vendo você aqui. Ele também disse que você pode assinar, e se não gostar do AiDrop, pode pedir reembolso. Assina aí, é de graça!

Os 5 passos até a super-inteligência artificial

openai, agi, super-inteligencia artificial, oai

A OpenAI não perde uma oportunidade para ressaltar que sua grande missão é desenvolver uma AGI que beneficie a humanidade. Em outras palavras, uma super-IA capaz de performar qualquer tarefa humana, melhor que os humanos.

Se uma IA é capaz de substituir 5 redatores em uma empresa. Uma AGI seria capaz de substituir todo o quadro de funcionários, do estagiário ao CEO.

via Pete and Noah do Neuron

Mas como o roadmap para construir algo que nunca foi construído (e até mesmo sua viabilidade) é um tanto quanto abstrato, a startup construiu um passo-a-passo para chegar até lá:

  • Level 1, Chatbots (o que já temos agora com ChatGPT e outros)

  • Level 2: Raciocinadores (capacidade de resolver problemas nível PhD)

  • Level 3: Agentes (sistemas que podem passar dias trabalhando por você)

  • Level 4: Inovadores (além de obedecer, criam e inovam)

  • Level 5: Organizações (uma só IA fazendo o trabalho de toda empresa)

Atualmente nos encontramos na transição entre o Level 1 e o Level 2 - mas se você acha que vai demorar para chegar no Level 5, lembre-se que o primeiro dos produtos da OpenAI foi lançado a menos de 18 meses.

Casos de Uso

AMD:apresentou a sua nova geração de chips de IA. Depois dos CPUs e dos GPUs, vem aí suas NPUs (Neural Processing Unit).

Deezer: o patinho feio dos apps de streaming de músicas, também começou a gerar playlists geradas por IA. Como diz o ditado: antes tarde que mais tarde.

Tinder lançou o ‘Photo Selector’, um recurso de IA que analisa os rolos da câmera dos usuários para selecionar fotos de perfil com maiores chances de conversão.

Mistral: divulgou seus dois novos massivos LLMs de 7bi de parâmetros, o Mathstral (para matemática) e Codestral (código).

Anthropic dobrou o limite máximo de token de saída para Claude 3.5 Sonnet de 4.096 para 8.192 na API Anthropic e se juntou a Menlo Ventures para lançar um fundo de investimento em startups de IA de U$100mi.

Perplexity: a startup ameaçando a soberania do Google nas buscas, fechou uma parceria com a Amazon para dar acesso a Perplexity Enterprise Pro para os clientes AWS.

Microsoft liberou acesso a sua ferramenta de IA para designers, disponível em todo o mundo com recursos de geração, edição e ajustes de imagens no mobile (Android e iOS) e desktop.

Trending: Youtube descobriu que a Apple, Anthropic, Nvidia e Salesforce usaram transcrições de +170k dos seus vídeos para treinar seus modelos.

Ninguém nunca pensou nisso né…

A escola do futuro

andrej karpathy, eureka labs, ia, educação

Uma das aplicações da IA com maior promessa de impacto positivo na sociedade é no segmento da educação. Essa promessa acaba de ganhar um embaixador de peso para ser realidade: ninguém menos que Andrej Karpathy anunciou sua nova startup, a Eureka Labs.

Andrej Karpathy é para a Inteligência Artificial o que o Pelé é para o Futebol.

Formado em ciências da computação na Universidade de Toronto, com mestrado pela Universidade de British Columbia e PhD em Stanford.

Também foi um dos líderes de IA na Tesla (responsável pelo software de IA de direção autônoma e um dos membros fundadores da OpenAI.

via Wikipedia

A startup planeja ensinar sobre IA usando IA. Por exemplo, imagina aprender Física com o professor Einstein e seu instrutor Feynman, usando materiais interativos, uma trilha de ensino personalizada as suas preferências, currículos ajustáveis, formatos customizáveis, etc.

O primeiro produto será - claro - um curso de IA chamado LLM101n, para ensinar alunos a treinarem suas próprias IAs. Mas enquanto ele não vai ao ar, fiquem com essa seleção de masterclasses gratuitas de IA do prof. Andrej:

  • Construindo um GPT do zero - link

  • Introdução a Large Language Models (LLM) - link

  • Introdução às redes neurais - link

Me explique como se eu fosse uma criança: RAG

RAG: Retrieval-Augmented Generation

Imagine que você tem uma biblioteca mágica onde os livros não só têm todas as respostas, mas também sabem como contar histórias incríveis.

Quando você faz uma pergunta, em vez de apenas ler um livro, você pode pedir para os livros se juntarem e criarem uma nova história só para você, misturando as melhores partes de cada um.

Isso é mais ou menos o que RAG faz. O modelo de IA recupera informações de um banco de dados e usa essas informações para gerar respostas.

IA prevendo as chances de Alzheimer

alzheimer, ia, medicina, cambridge

Imagina se fosse possível prever com 80% de precisão as chances de um paciente com comprometimento cognitivo progredir para a doença de Alzheimer? É exatamente o feito alcançado por alguns pesquisadores de Cambridge usando IA.

O modelo de IA criado analisa dados de avaliações cognitivas e exames de ressonância magnética - eliminando a necessidade de exames caros e categoriza os pacientes em 3 grupos:

1) aqueles que provavelmente permanecerão estáveis;
2) aqueles que poderão progredir lentamente e;
3) aqueles em risco de declínio rápido.

As previsões da IA ​​foram validadas usando dados de acompanhamento de 6 anos e testadas em clínicas de memória em vários países para comprovar a aplicação global.

Com uma população cada vez mais idosa e a expectativa sombria de que o número de pacientes com demência irá triplicar nos próximos 50 anos, o poder preditivo de IA pode mudar o futuro da saúde humana (ao invés de extingui-la).

DROP TOOLBOX

  • Exa: um buscador (search engine) para era da IA.

  • GitMind: mapas mentais gratuitos e colaborativos feitos com IA.

  • FormulaBot: crie fórmulas para planilhas de excel usando textos.

  • TalkTastic: use sua voz para controlar qualquer app do seu mac.

  • VillageLabs: uma IA que resume tudo o que você fez no seu dia.

  • BuildBox: crie video-games sem usar nenhum código, apenas texto.

*Todas possuem Trial

PROMPT LIKE A PRO

Já tentou resumir um texto no ChatGPT mas parece que ele não deu ênfase nas informações que você acha mais importante? Nós também.

Entenda como as dicas fazem ele resumir com mais qualidade:

# Artigo:
[cole seu artigo a ser resumido aqui]
# Q: Resuma o artigo acima em 2-3 frases baseando-se nas dicas a seguir:
## Dicas: [Tópico 1, Tópico 2, Tópico 3...]

veja um exemplo do prompt clicando aqui

MEME

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox.

Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:

Notícias inteligentes - sem ser chatas - de tecnologia e negócios, todas as segundas, quartas e sextas, direto no seu inbox.
Sua dieta semanal do mercado financeiro para quem não tem CNPI e nem fala economês, mas também não quer ficar de fora.

Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.