- AiDrop
- Posts
- 🤖 Amazon dá um dia de princesa para Alexa
🤖 Amazon dá um dia de princesa para Alexa
+ Casos de Uso do C6 Bank, Anatel, Stepps, Mara e mais...
Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: 94% dos trabalhos de faculdades gerados por IA não são detectados pelos professores, de acordo com o estudo da Plos One.
No drop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:
Socratic Learning: a IA autodidata do Google DeepMind
Gigolô de Deepfakes: prejuízo bilionário
Amazon: dá um dia de princesa para Alexa
Os Casos de Uso: Stepps, Mara, C6 Bank, Call Centers das Filipinas, Anatel, Banco Espanhol BBVA
Me explique como se eu fosse uma criança: Inferência
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.
A IA autodidata do Google DeepMind
deepmind, socratic learning, framework, linguagem
Mesmo com a abundante quantidade de dados gerados sem precedentes, a fome dos LLMs por novos dados parece não ter fim. Sabendo dessa possível limitação, o Google DeepMind criou um framework para que os sistemas de IAs possam aprender e melhorar sozinhos, sem dados externos ou interferência humana.
Aprendizado Socrática Sem Limites é o nome da técnica, para agentes aprimorarem suas habilidades por meio de interações estruturadas, como jogos de linguagem. Por exemplo:
A abordagem baseia-se em “jogos de linguagem”, interações estruturadas entre agentes de IA que proporcionam oportunidades de aprendizagem e mecanismos de feedback integrados;
O sistema gera seus próprios cenários de treinamento e avalia seu desempenho por meio de métricas e recompensas baseadas em jogos;
Os pesquisadores descrevem três níveis de autoaperfeiçoamento da IA: aprendizagem básica de entrada/saída, seleção de jogos e potencial automodificação do código;
Esta estrutura poderia permitir melhorias ilimitadas além do treinamento inicial de uma IA, limitada apenas pelo tempo e pelos recursos computacionais.
O promissor cenário onde modelos se tornam os próprios professores e se autoaperfeiçoam está mais próximo do que nunca. Uma vez atingida, a dificuldade será garantir que elas se mantenham fiéis aos objetivos para que foram criadas (#aRevoltaDasMáquinas?).
🤖 Casos de Uso
Stepps, startup do Recife, está usando IA para identificar possíveis acidentes de trabalho antes que aconteçam.
Mara criou o ComparAI, um bot do WhatsApp que compara preços e distância para facilitar a compra de mercado dos usuários, sem fins lucrativos.
C6 Bank lançou um assistente com IA generativa para auxiliar os usuários nas transações.
Call Centers das Filipinas estão relatando que, graças à IA, os funcionários estão tendo um trabalho mais eficiente mas com uma cobrança maior.
Anatel usou IA para fiscalizar os produtos da Amazon e da Black Friday e evitou mais de R$3mi em fraudes com 22 mil produtos apreendidos.
Banco Espanhol BBVA atingiu a marca de 3,3k bots criados no ChatGPT para automatizar as operações.
The Browser Company, após abandonar o Arc, anunciou o seu novo navegador, o Dia Browser.
🤖 Novidades em IA
World Labs apresentou sua primeira demonstração do recurso Generating Worlds, criando ambientes 3D a partir de uma imagem.
Hume AI lançou o Voice Control, uma interface de personalização com 10 sliders para personalizar vozes geradas por IA.
Nous Research anunciou o treinamento de um modelo de 15B parâmetros através da internet com o Nous DisTrO com hardware de parceiros.
CMOs.ai: lança nova versão da sua plataforma com +60 agentes prontos para a produtividade em marketing.
Cohere divulgou o Rerank 3.5, um motor de busca multilíngue com sistemas de RAG e reasoning.
Runway revelou um novo canvas para o Gen-3, capaz de conectar frames durante a geração dos vídeos, dando mais liberdade aos criadores.
Luma Labs divulgou a nova versão do Luma Dream Machine, operado pelo Luma Photon, novo modelo de imagem que compete com o MidJourney 6.1.
Supabase lançou um update ao seu assistente de IA, agora no Dashboard, ajudando em tarefas como consultas de dados, criação de gráficos, correção de erros e configurações de regras e funções.
“Ter um CAIO vai ser tão normal quanto uma empresa ter CTO.” E a lógica por trás, quem nos conta é o Renan Oliveira, Chief AI Officer - vulgo CAIO - no PicPay. Além disso, ele deixou seus Insights de IA para o futuro e presente dos pagamentos, junto ao case PicPay:
🎤 Drop: Qual a missão de um Chief AI Officer (CAIO)?
Renan: O papel surgiu por um simples, mas não fácil, motivo: olhar AI como core e não como um acessório. A maioria das empresas querem a IA como cereja do bolo, mas ainda não entenderam que ela é a massa. Nós temos tech, engenharia, produto e, na disciplina de IA, vamos dar a relevância estratégica que ela tem - e vai ter!
🎤 Drop: Qual o futuro - e presente - dos meios de pagamentos na era da IA?
Renan: Primeiro, o que eu acho que a IA faz brilhantemente bem: tira barreiras e dá acesso. Agora, vou tangibilizar o porque isto é importante para o futuro. Imagine uma pessoa que não foi ensinada a lidar com as suas finanças, muito menos consegue contratar alguém. Agora, ela pode ter um conselheiro de finanças, de graça, na palma da mão. Dado que a genAI tornou isto acessível no presente, o que eu acredito que vai diferenciar o futuro: personalização, facilidade e, principalmente, a experiência da pessoa.
🎤 Drop: Consegue compartilhar casos de uso no PicPay para os Droppers?
Renan: Acumulamos diversos cases desde o 'salto de fé' que demos em 2022, até nos tornarmos uma companhia FinAI. A gente já trabalhava com IA antes, mas a genAI pulverizou os ganhos:
O uso de GenAI no atendimento do PicPay impulsionou o NPS em 45 pontos, e fez as interações com os clientes mais objetivas, ágeis e claras.
O Pix via Whatsapp. Esse é um exemplo que na minha vida pessoal mudou tudo. Antes até abrir o app e achar QR Code demorava, agora, tiro uma foto no Whats, sem fricção abre o app para confirmar e tá feito.
E usamos IA em várias camadas de segurança, como previsão de comportamentos estranhos, o que é super importante para a gente, afinal, eu tenho que dar confiança para a pessoa usar o PicPay.
No geral, em cada iniciativa, buscamos oferecer uma experiência intuitiva e personalizada para o usuário, entendendo suas necessidades, antecipando soluções e simplificando processos. Com isso, melhoramos a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, movemos o ponteiro do negócio de forma estratégica.
Insights de IA é apresentado por Invillia. Quer inovar e acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com o uso de IA? Conheça as soluções →
Trending: Kolors Virtual, app open-source de IA para simular roupas em pessoas, hospedado no Hugging Face, atingiu 6 milhões de visitantes e se tornou o Top 5 mais popular. |
Os gigolôs de Deepfakes: prejuízo bilionário
deepfakes, prejuízo, ai pimps, influencers ai
Se a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, a segunda provavelmente são os gigolôs. No mundo da inteligência artificial não seria diferente. Com o avanço dos deepfakes, uma nova economia um novo golpe surgiu: os AI Pimps!
A fraude consiste basicamente na criação de clones digitais de personalidades, utilizando conteúdos gratuitos (vídeos, entrevistas, fotos, filmes, séries, etc) para depois comercializá-los na web.
A indústria é tão grande e promissora que já tem mercados secundários, como as bibliotecas abertas (DeepLiveCam, OpenVoice e Wav2Lip) para criação de novos clones digitais, cursos (infoprodutos) de como gerar e monetizar seus próprios influencers digitais e até influencer de influencers de IAs.
Os Deepfakes estão gerando prejuízos de cerca de U$12bi;
A projeção é que esse preju triplique para U$40bi até 2027;
75% dos profissionais de cibersegurança viram aumento de ataques;
90% atribuiu o aumento ao uso de IA generativa.
A competição entre influencers fake e influencers reais (no IG ou no OF) tem se tornado desleal, já que os fakes têm disponibilidade 24/7, topam qualquer tipo de personalização e, na maioria das vezes, por um valor inferior à sua contraparte humana.
Me explique como se eu fosse uma criança: Inferência
Inferência é o processo de usar o que a IA já aprendeu para tomar decisões ou responder perguntas - como quando você usa o que sabe para resolver um problema ou entender algo novo. Em modelos de linguagem (SLMs/LLMs), é o processo de usar o conhecimento adquirido no treinamento para gerar respostas ou entender novas informações. Por exemplo, quando você faz uma pergunta ao ChatGPT, ele analisa sua pergunta e usa o que aprendeu para prever a melhor resposta, mesmo que nunca tenha visto exatamente essa pergunta antes. |
# Você vai atuar como um conselheiro sênior especializado em otimização de produtos e nos ajudar a planejar testes de usabilidade e experimentos controlados.
# Nosso objetivo é validar [hipótese específica, ex.: o novo design aumenta a taxa de conversão] antes de um lançamento mais amplo.
## Os principais desafios percebidos são: [desafio 1], [desafio 2], [desafio 3].
### Seu desafio é ajudar a estruturar testes eficazes com os seguintes aspectos:
- Planejamento de testes que cubram cenários reais de uso.
- Criação de hipóteses claras e mensuráveis que guiem os testes.
- Definição de métodos para coletar e analisar os resultados com precisão.
### Além disso, forneça:
1. Sugestões de ferramentas e métodos para execução dos testes (como testes A/B, grupos focais ou análises heurísticas)
2. Exemplos práticos ou casos de sucesso que demonstrem a eficácia de abordagens similares.
3. Uma estrutura de relatório para consolidar os resultados e apresentá-los ao time.
-
Quer aprender a criar prompts iguais a esse? Além disso, dominar ferramentas para ir além do ChatGPT? Então, se você não aproveitou a Black Month da Trybe, escola referência em IA, produto e tech, você tem mais uma chance: utilize o cupom DROPSBLACK e tenha 30% de desconto no Curso IA na Prática. Confere aqui!
Válido até 31/12/24
Amazon dá um dia de princesa na Alexa
amazon, alexa, olympus, anthropic, claude
A incapacidade conversacional da Alexa é a maior prova de que mesmo com os bilhões de investimento, a Amazon perdeu o trem da inteligência artificial. Mas isso não significa que a gigante do e-commerce não vai dar um jeito de chegar no destino final. Somente este ano:
Integrou os modelos Claude, da Anthropic, diretamente no Amazon Bedrock (sua plataforma que proporciona diversas LLMs via API).
Investiu mais U$4bi na Anthropic, além dos U$4bi anteriores, tornando a AWS a principal parceira de treinamento dos modelos.
Desenvolveu e passou a comercializar os próprios chips, especializados para treino e inferência de IA, chamados Trainium e Inferentia.
Com toda essa capacidade computacional, abundância de dados, bilhões investidos e talentos de sobra, chegou a hora de dar um dia de princesa para a Alexa, através do Projeto Olympus, um novo LLM que promete operar a assistente possuirá 2 trilhões de parâmetros, capacidade de interpretar áudios e vídeos, disponibilizado através da AWS além da utilização internamente em diversos setores da Amazon.
cAIxa da Semana
Vela OS, o primeiro VC do mundo liderado pelo produto e nativo de IA
Ace Studio, gerador de voz profissional com IA para suas músicas.
Agentplace, crie sites e aplicativos de IA usando instruções de texto
Voiser, transforma vídeos do YouTube em texto pesquisável em 75 idiomas.
Muku, transforma URLs de seus produtos em anúncios em vídeo.
*todas as ferramentas possuem trial
Indique o AiDrop e libere a cAIxa inteira!
Você tem 0 indicações, faltam 3 para ganhar cAIxa de ferramentas
MEME
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.
Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.
Reply