- AiDrop
- Posts
- 🤖 Apple Intelligence: demorou mas chegou.
🤖 Apple Intelligence: demorou mas chegou.
+ Novidades em IA da OpenAI, Meta, AMD e mais...
Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: o CEO do Google, Sundar Pichai, afirmou que 25% dos novos códigos desenvolvidos pela empresa são gerados por IA. O Google emprega cerca de 60.000 engenheiros. Das duas uma: ou Google irá aumentar a produtividade e entregas em 25% ou 15.000 desenvolvedores estarão #OpenForWork em breve.
No drop de hoje, repetindo a palavra IA 48x:
Apple: demorou mas finalmente chegou
GitHub: quer abrir o relacionamento com a OpenAi
xAi: a nova rodada e o super hyper mega blaster computador
Os Casos de Uso: RunWay, WSJ e NYPost, Toyota, Iambic e SoftBank
Prompt Like a Pro: Planejamento de conteúdo LinkedIn
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.
Apple Intelligence nas suas mãos
apple intelligence, siri, produtividade, roadmap
A espera da legião de Apple-lovers chegou ao fim com o lançamento aberto oficial da Inteligência Artificial Apple Intelligence. As funcionalidades estão disponíveis em vários aparelhos, mas só rodam nas versões:
iPhone: iOS 18.1
iPad: iPadOS 18.1
Mac: macOS Sequoia 15.1
Antes tarde do que nunca, as funcionalidades que mais nos chamaram atenção:
Ferramentas de escrita → disponíveis em todos os aplicativos nativos (E-mail, Mensagens, Notas e Page) e fazem a revisão, resumo, ajustam o tom, etc.
Conversa com Siri → finalmente é capaz de manter uma conversa. Entendendo que uma segunda pergunta tem conexão com a primeira, gerando a sensação de uma conversa natural, mesmo com eventuais hesitações e pausas.
App Fotos → buscando aquela foto sua dos anos 2000 com uma franja emo e cinto de dadinho? Basta descrevê-la na aba de pesquisa. Além das buscas, o recurso Clean Up é capaz de remover objetos das fotos e o Memórias cria montagens baseadas na descrição das fotos.
Resumo de chamadas → você poderá gravar sua conversa e transcrever um resumo dela ao mesmo tempo, para não esquecer nada que foi conversado.
Notificações com IA → assim como o usuário que descobriu que não estava mais namorando a partir do resumo das notificações, o Priority Messages serve para dar prioridade a mensagens importantes, mesmo com a tela bloqueada.
Diferente das demais, a Apple optou pelo modelo private cloud compute, onde as tarefas são prioritariamente executadas localmente, direto no aparelho. As que não seguirem esse padrão, utilizarão processamento privado em nuvem, gerando a garantia que nenhuma informação foi armazenada ou compartilhada.
Essa é somente a primeira iteração da Apple Intelligence, que já tem roadmap de novidades gigante, incluindo o prometido Genmoji (emojis gerados por prompts) e o Image Wand (criar imagens a partir de rabiscos).
🤖 Casos de Uso
CEO do SoftBank falou que será necessário U$9 trilhões e 200mi chips para alcançarmos a ASI.
RunWay utilizou AI para escrever mensagens mais humanas e personalizadas endereçadas à e-mails corporativos de potenciais clientes.
Wall Street Journal e NY Post estão processando o Perplexity AI. A acusação é de plágio e utilização não autorizada de conteúdos.
Toyota investirá U$3,3bi para desenvolver software de IA automotiva que possa atingir o nível 4 ou 5 de autonomia até 2028.
Iambic Therapeutics lançou o Enchant, que prevê o desempenho de medicamentos em testes em humanos antes de saírem do laboratório.
🤖 Novidades em IA
Cerebras, empresa de chips, atingiu a performance 2.100 tokens/segundo no modelo Llama 3.1 70B.
OpenAI fez um update no Advanced Voice Mode e adicionou 5 novas vozes e lançou o SimpleQA, que mede a capacidade dos LLMs de responder a perguntas curtas e de busca de fatos.
Meta lançou o MelodyFlow, seu gerador de músicas open-source que permite você gerar e editar com prompts
Recraft V3 é o primeiro modelo que consegue entender textos longos e superou o topo da tabela, FLUX 1.1 Pro.
Framer é um novo modelo de interpolação de quadros, criando as imagens entre os frames de duas imagens.
AMD lançou a nova geração de processadores gamers: Ryzen 7 9800X3D
Trending: OpenAI lançou a versão desktop do Windows para o ChatGPT e agora você pode fazer chamadas com o Advanced Voice Mode diretamente do seu PC. |
GitHub quebra exclusividade com OpenAI
github, microsoft, openai, spark, copilot
Como o GitHub foi adquirido pela Microsoft por U$7,5bi em 2018, a ferramenta estava se mantendo fiel à família de modelos de OpenAI como base para os seus recursos de IA. Mas toda festa exclusividade tem seu fim e chegou a hora do GitHub ter um relacionamento aberto com os outros LLMs.
A partir de agora, a plataforma permitirá que os desenvolvedores alternem entre assistentes, incluindo Claude e Gemini - embora os modelos OpenAI continuem sendo a escolha padrão - entre as suas ferramentas de IA, incluindo:
GitHub Spark: a nova ferramenta que permite aos usuários construir aplicações web usando descrições em linguagem natural. O objetivo é simplificar o processo de desenvolvimento de apps, permitindo que os usuários criem protótipos funcionais sem amplo conhecimento de codificação.
GitHub CoPilot: o assistente de codificação baseado em IA. Ele fornece sugestões de código com reconhecimento de contexto, preenchimento automático e pode traduzir prompts de linguagem natural em código.
As decisões de ampliar os LLMs suportados vêm em conjunto com o grande feito de 1 milhão de usuários pagantes e quase 1 bilhão de usuários totais ao redor do mundo e como disse o próprio CEO do Github, Thomas Dohmke, “Não existe um modelo único para governar todos os cenários”.
E quando você tem ao seu dispôr dezenas de bilhões de transações financeiras, quais modelos de negócios podem surgir a partir de uma perspectiva de IA? Conversamos com Murilo Garcia, CDO da Núclea, referência em soluções de infraestrutura em transações digitais e inteligência de dados para empresas no Brasil. Eles são responsáveis por 100% do registro de boletos e 90% da liquidação de cartões de débito e crédito no país. Em 2023, foram R$18 trilhões em 29 bilhões de transações.
🎤 Drop: Direto ao ponto Murilo, como transformar inteligência artificial em negócios?
Murilo: Transformar inteligência artificial em negócio começa pelo caso de uso, e não pela tecnologia em si. Para se ter uma ideia, 85% dos projetos de AI falham (segundo a McKinsey) e um dos principais motivos é a relevância do problema a ser atacado. Aqui na Núclea, partimos do princípio de só criar produtos com necessidade validada pelo nosso cliente. A partir daí, o mais importante é acompanhar a performance do negócio e não somente do modelo. Se os modelos são consumidos em produção e geram um ROI relevante para nossos clientes então temos um caso de uso de sucesso.
🎤 Drop: Tem algum caso que possa compartilhar?
Murilo: A Núclea passou por um reposicionamento de marca recente, visando também usar nossa expertise para outros mercados além de produtos financeiros regulados (que é nosso core). Já contamos com uma gama de produtos para todo o ciclo de crédito e inteligência de mercado. Um exemplo é o nosso ScoreComportamental: a partir de dados que só nós temos em alta escala, como o comportamento de pagamento de boleto, nós aplicamos machine learning para qualificar melhor a oferta de crédito.
🎤 Drop: E com bilhões de dados transacionados, como organizar um time que não se afogue no "lago de dados"?
Murilo: Nos dividimos em 4 principais estruturas:
- Times de produtos: desenvolvem produtos com um mix de perfis de negócio, ciência e engenharia de dados.
- Plataforma DataLake: habilita times de produtos entregando dados de qualidade no Datalake.
- Plataforma AI/ML: habilita times de produtos criando assets que facilitem o trabalho de ciência de dados.
- Plataforma Produto: habilita times de produtos garantindo que os produtos desenvolvidos cheguem aos clientes finais.
Insights de IA é apresentado por Invillia. Quer inovar e acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com o uso de IA? Conheça as soluções ->
PROMPT LIKE A PRO
Planeje sua semana de conteúdo para o LinkedIn, mas antes
1. Acesse o seu perfil;
2. Clique em recursos, no cabeçalho;
3. Exporte seu perfil como PDF.
4. Anexe no chat da conversa e use o prompt a seguir:
Prompt:
# Você é um Especialista em Marketing de Conteúdo.
# Sua tarefa é desenvolver uma série de conteúdo de [uma semana] sobre [Tema].
# O perfil que as publicações sairão se encontra em anexo no PDF.
## Adapte o conteúdo baseado nos detalhes do criador.
## Cada semana deve focar em um subtema diferente, com o objetivo de construir expertise e engajamento entre seu público.
# Siga a estrutura a seguir:
- Título;
- Subtema;
- Conteúdo;
# Os subtemas poderão ser [preencha como quiser, por ex: introdução, técnico, prático, mercado, previsão, reflexão etc.]
Os computadores e planos colossais da xAi
colossus, megapacks, tesla, xai, elon musk
Em maio deste ano, a xAi levantava uma das maiores rodadas de funding da história, colocando $6bi nos cofres há um valuation de U$24 bilhões. Menos de 6 meses depois e a startup está de volta ao roadshow dos VCs buscando uma nova rodada de investimento, dessa vez há um valuation de U$40 bilhões (+67%).
Mas para que tantos bilhões em tão pouco tempo, você pode estar se perguntando? Bem… Elon Musk quer dobrar o acesso da xAi ao poder computacional e tornar o Grok 3 o maior e melhor modelo já criado, usando o Supercomputer Colossus, construído em apenas 122 dias:
Chips: o atual supercomputador Colossus utiliza 100.000 GPUs H100 da Nvidia que precisou de um investimento estimado de U$3bi. O plano é dobrar para 200k e chegar até 300k GPUs até o ano que vem. Além de atualizar os modelos do H100 para H200.
Datacenters: o maior do mundo, localizado em Memphis no Tennessee, em colaboração com a Dell (que cuida dos racks dos servidores) e a Super Micro Computer (que ficou responsável pelo sistema de resfriamento líquido) para construir e otimizar a infraestrutura de servidores necessária.
Energia: os data centers nos EUA consomem cerca de 3% da rede elétrica do país, crescendo exponencialmente. Por isso, Musk aproveitou os Megapacks da Tesla para cortar custos e poupar energia durante os períodos de treinamento.
Uma vez confirmada a rodada e o valuation, a xAi se tornará a segunda startup de IA mais valiosa do mundo, atrás apenas da OAI e seus U$157bi. Por outro ângulo, a xAi também alcançará um valuation 4x maior que o atual valuation da X, segundo a Fidelity.
Imagem gerada por IA da Semana:
Prompt: Create an image of a guy tagging in the wall the word "AiDrop", black and white colors.
Modelo: Flux.1 Dev
Tem alguma sugestão de prompt e quer os artistas de IA do Drops criando por aqui? Só responder esse email. A melhor imagem/prompt aparece aqui na semana que vem.
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Indicar a news: curtiu o AiDrop? Indicar não custa nada e seus colegas vão te agradecer.
Anuncie com o Drops: sua marca alugando um triplex na cabeça do seu público-alvo. Ajuda na conversão. Ajuda no relacionamento (comprovado).
Antes de ir embora.. alguns servidores de e-mail insistem em nos jogar para spam ou promoções. Arraste esse e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós ficamos felizes. Sempre que quiser, pode responder esse e-mail, lemos tudinho.
Nossa missão é elevar o QI da internet.
Nossas news filtram histórias, insights e notícias relevantes para te entregar uma dieta direto ao ponto e inteligente de informações no seu inbox. Dê tchau para banners indesejados, pop-ups intrometidos e clickbaits sem conteúdo. É free, e forever will be.
Reply