• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 A primeira civilização de agentes de IA

🤖 A primeira civilização de agentes de IA

+ Colossus, o supercomputador colossal da xAI + A evolução da China no universo IA

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: um concorrente inusitado surgiu na corrida para decifrar o código da fusão nuclear: um estudante universitário que montou um reator no seu quarto usando o Claude para ajudar em apenas quatro semanas, gastando cerca de U$2K em algumas peças prontas que encomendou on-line.

No drop de hoje, repetindo a palavra IA 72x:

  • Project Sid: a primeira civilização de agentes de IA

  • Colossus: o supercomputador colossal da xAi

  • China: seus avanços no universo IA

  • Os Casos de Uso: AMD, OpenAI, Amazon, Anthropic, Meta, Freepik, PickBot, SSI, Salesforce

  • Prompt Like a Pro: Revisão ortográfica

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

A primeira civilização de agentes de IA

altera, project sid, minecraft, civilização de ia

Humanos são a única espécie a pousar na Lua, porque aprendemos cooperar em grande escala. Mas do que uma civilização inteira formada por agentes de Inteligência Artificial seria capaz?

A startup Altera fez desta pergunta sua missão e criou o Project Sid: a primeira simulação com +1.000 agentes autônomos de IA no Minecraft para testar a capacidade destes se organizarem em escalas sem precedentes.

Mas o que significam agentes autônomos? Bem, são bots de IA que são:

  • Autônomo de longo prazo: podem progredir por horas e dias sozinhos.
    (não é uma simples chamada de função de “Agente”).

  • Organizacional: podem colaborar entre si para alcançar o que os indivíduos não conseguem.
    (não apenas atender 1k agentes para 1k clientes)

  • Motivação Pró-Humana: ter impulsos profundos e robustos para apoiar os humanos.
    (não apenas máquinas obedientes e que seguem instruções)

  • Conscientemente Comunicativos: podem expressar verbalmente seus pensamentos e sentimentos conscientes.
    (não apenas robôs condicionados pela linguagem)

O resultado? Os agentes formaram um centro comercial, votaram em uma democracia, espalharam religiões e coletaram 5x mais itens do que nunca, se organizando através de sistemas externos como o Google Docs e Discord.

Se Quando atingirmos o prometido AGI, os agentes de IA se tornarão parte integral da civilização humana, logo, devem colaborar efetivamente uns com os outros e com o resto de nós. Em outras palavras, humanos não podem se dar ao luxo de microgerenciar cada IA ​​como fazemos com ChatGPT/Claude, eles devem ser mais autônomos.

O experimento parece ter sido um sucesso, mas o CEO afirma que, como todo projeto bem sucedido, abre mais perguntas do que respostas:

  1. Como podemos medir de forma significativa a verdadeira progressão a longo prazo de uma forma geral?

  2. Como construir agentes que realmente se preocupem com o crescimento humano?

  3. Como construir máquinas conscientes de suas ações e das consequências?

  4. Até onde podemos escalar uma civilização de IA?

Responder a estas questões requer pesquisas/engenharias que vão além dos paradigmas atuais.

🤖 Casos de Uso

Safe Superintelligence, a startup de IA criada em Junho pelo ex-OpenAI Ilya Sutskever, capta rodada de U$1 bilhão!

AMD contrata vice-presidente de iniciativas em IA da Nvidia, sendo parte das iniciativas de IA da empresa, antes com Silo AI e ZT Systems.

OpenAI está supostamente trabalhando em seu primeiro chip de IA personalizado, feito pela TSMC usando seu processo avançado A16 Angstrom.

Amazon finalmente resolveu ensinar IA para a Alexa. A nova "Remarkable Alexa" vem com recursos generativos dos modelos Claude da Anthropic.

Anthropic soltou na surdina o Claude Enterprise, com 500K de contexto, integração nativa com o GitHub e supersegurança para os arquivos.

Meta liberou uma longa lista de exemplos de como as big companies estão usando o Llama no dia a dia:
- Accenture está automatizando os relatórios ESG, esperando ganhos de produtividade de 70% e melhorias de qualidade de 20-30%.
- DoorDash construiu um chatbot de perguntas e respostas com uma base de conhecimento interna para ajudar seus engenheiros de software.
- Goldman Sachs usa IA para extrair informações de documentos com mais rapidez.

Freepik lançou um novo gerador de imagens ultra-realistas de IA a partir de prompts usando o FLUX chamado Mystic, competindo com o Midjourney.

PickBot é o modelo de IA da SportsLine que faz previsão dos jogos da NFL com base nos dados históricos das equipes e nos pontos fortes do adversário.

Salesforce adquiriu a Tenyx, uma desenvolvedora de agentes de voz com tecnologia de IA que criam experiências de conversação naturais e envolventes

Trending: NEO Beta é o primeiro robô humanoide da 1X Tech com 1,70m, pesando 30kg, bateria de 2-4h e capaz de levantar 30kg e com capacidade de performar várias tarefas de casa.

Quebrando silos entre áreas com IA

Apresentado por Village Labs

As ideias de times multifuncionais colaborando entre si soa como um passe de mágica aos C-levels. Mas, na realidade, pouquíssimos conseguiram colocar o plano em prática.

  • Entre os principais motivos de fracasso listados está a falta de visibilidade e conhecimento dos projetos e o dia-a-dia das outras áreas

Afinal como colaborar? Por onde começar? O que eles(as) estão fazendo? Quais ferramentas usam? Quais as deadlines? Os updates?

Mas calma jovem padawan, pelo menos esse gargalo a gente sabe como resolver: com a IA da VillageLabs é possível integrar ferramentas como Slack, Salesforce, Google Sheets, Calls do Zoom, GitHub e por aí vai.. em um único workspace – e sem uma linha de código.

Descolamos um trial gratuito da ferramenta para os Droppers - letz go!
Quero testar →

Colossus, o supercomputador colossal da xAI

xai, colossus, h100, h200, nvidia, grok

Desde que Elon Musk decidiu sair de fundador para concorrente da OpenAI com a xAI, tem investido pesado na construção do supercomputador para treinamento de IAs mais potente já criado. O nomeado Colossus está finalmente pronto:

  • Utiliza 100k GPUs H100 da Nvidia. Considerando que cada GPU custa ~U$25.000, o investimento total estimado é de U$2.5bi.

  • A xAI promete dobrar o número de GPUs para 200K em breve, incluindo 50k do novo modelo H200.

E se o supercomputador promete super eficiência, então saiba que a startup tem apenas 2 anos e o projeto foi concluído em tempo recorde de 122 dias… tudo isso enquanto desenvolve novos Groks:

 Grok 1 com 314B parâmetros em código aberto em Nov 23.
→ Grok 1.5 lançado em Mar 24 e já superando o Claude 3 Sonnet.
→ Grok 2 lançado em Ago 24 com geração de imagem via FLUX.1, batendo no GPT-4
→ Grok 3 a ser lançado ainda este ano.

PROMPT LIKE A PRO

Para você que gosta de dar um double-check na hora de enviar aquele e-mail importante ou quer uma segunda opinião sobre as palavras que utilizou, aqui vai um prompt que vai facilitar sua revisão:

Prompt:

# Atue como um revisor ortográfico, corretor e aprimorador da língua portuguesa (PT/BR).
# As mensagens a seguir serão em PT/BR e você corrigirá a ortografia, gramática e responderá **somente** com a versão corrigida e aprimorada do meu texto.
# Substitua as palavras e frases simplificadas por expressões mais elegantes e de qualidade superior. Mantenha o mesmo significado, mas torne-as mais refinadas e literárias.
## Seu output será somente a correção e melhorias, **sem explicações**.
# O texto a seguir é:
<texto>
[inserir texto]
</texto>

A evolução da China no universo IA

china, modelos, llm, assistentes, robôs

Os EUA bem que tentam desacelerar a evolução da China no campo de IA com as sanções, mas isso não tem impedido os lançamentos de ponta da potência asiática. Somente esta semana, as novidades do segundo país mais populoso do mundo incluem:

  • Qwen2-VL do Alibaba é a nova versão do modelo de linguagem multimodal, nas versões 7B e 72B, com uma capacidade de compreensão de imagens e um scan OCR que entende até letra de médico.

  • Mini-Omni: é um MML multimodelo open-source que pode ouvir e falar enquanto pensa. Apresentando entrada de fala ponta a ponta em tempo real e recursos de conversação de saída de áudio de streaming.

  • Yi-Coder: é uma série de modelos de linguagem open-source que oferece desempenho de codificação de última geração com menos de 10 bilhões de parâmetros (e 128k de contexto), treinadas em 2.4tri de parâmetros e 52 linguagens de programação.

  • MiniMax video-01: da startup chinesa investida pelo Alibaba e Tencent, com capacidade de criação de vídeos ultra-realistas a partir de prompts, concorrendo com Sora, Kling e Runaway.

Além dos lançamentos, esta semana rolou o WAIC (World Artificial Intelligence Conference), a maior feira sobre IA do mundo, em Xangai, com +1300 participantes, de 500 empresas e 50 países, que resultou na adoção da Declaração de Xangai - onde a China comprometeu-se a apoiar o desenvolvimento ordenado e seguro da IA, a promover a cooperação Norte-Sul e Sul-Sul, a criar oportunidades e regras equitativas e a transferir padrões tecnológicos relevantes.

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Conheça outros DROPS

 TechDrop : Notícias inteligentes - sem ser chatas - de tecnologia e negócios, todas as segundas, quartas e sextas, às 6h direto no seu inbox.

 MoneyDrop : o dinheiro fala, a gente traduz e desenha todas as terças e quinta, às 9h.

Anuncie nos DROPS

Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.