- AiDrop
- Posts
- 🤖 A IA sem limites da X, Grok 2
🤖 A IA sem limites da X, Grok 2
+ Cientista AI produtor de artigos + OpenAI avançando rumo à AGI
Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: um analista de RH responsável por recrutamento e seleção de uma empresa, recebeu 300 aplicações para uma vaga na primeira hora após a publicação. 90% delas haviam sido geradas pelo ChatGPT.
No drop de hoje, repetindo a palavra IA 52x:
Grok 2: a IA sem limites da X
Sakana: Um cientista AI produtor de artigos
OpenAI: mais um passo rumo a AGI
Os Casos de Uso: Google, Gemini, Supabase, Huawei, Anthropic, Atlas, Upwork
Me explique como se eu fosse uma criança: API (Application Programming Interface)
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.
Grok 2: a IA sem limites da X
grok, twitter, x, elon musk
Após meses cozinhando o público, a xAi finalmente lançou o Grok 2 e Grok 2 Mini integrado ao Twitter X com uma surpresinha inclusa: a habilidade de criar imagens (através do FLUX.1).
Não somente de promessas se vive o usuário, mas sim de resultados. Os testes do Grok 2 já estavam rolando por aí, conforme revelado agora que no Chatbot Arena ele usava o codinome “sus-column-r” e estava logo abaixo dos GPT-4o e Gemini 1.5 Pro e acima do Claude 3.5 Sonnet.
Seguindo o discurso anti-censura e de liberdade de expressão do fundador Musk, o Grok veio sem restrições de criação (exceto nudez). Não demorou para os usuários usarem e abusarem da ferramenta, criando imagens de figuras públicas em situações, no mínimo, polêmicas.
Também foi revelado que a API do Grok, compatível com aplicações que já usam a OpenAI SDK e Cursor, estará disponível até o final de agosto.
Musk promete construir a IA mais poderosa já criada. O poder computacional ele já tem, a base de dados para treinamento também, o capital para investir, nem se fala. Agora é esperar para ver.
Enquanto isso… o que você gostaria de criar com a Grok? Vamos escolher as melhores sugestões e trazer na próxima edição - responde aí!
Casos de Uso
Google apresentou o Gemini Live, o concorrente do Advanced Voice Mode do GPT + assistente pessoal, com direito a falhas na demonstração ao vivo.
Gemini Flash reduziu seu preço para competir com o GPT-4o-mini, apostando em 50% do valor do rival.
Supabase lançou um serviço de Postgres, apelidado de "GPT dos bancos de dados". A ferramenta open-source permite criar e gerenciar bancos de dados, gerar gráficos, embeddings e mais.
Huawei anunciou um chip para IAs chamado Ascend 910C para competir com o Nvidia H100, e já estima +U$2bi em pedidos.
Anthropic publicou um novo recurso chamado Prompt Caching em fase beta na sua API, que promete reduzir custos em até 90%.
Atlas AI fez parceria com a Airbus para fornecer previsões de demanda de viagens usando análise de IA de imagens de satélite.
Upwork adicionou ChatGPT à sua plataforma, resultando em maiores gastos dos clientes e sucesso mais frequente dos freelancers na busca por jobs.
Trending: Deep-live-cam Uma IA open-source treinada em uma base de dados massiva com imagens faciais capaz de produzir um deep-fake (vídeo), imitando a pose, luz e expressões faciais de alguém a partir de uma única imagem. Aqui um guia de uso (cuidado) |
Sakana: Um cientista AI produtor de artigos
artigos cientificos, sakana, ai scientist, academia
Um estudo que buscava estimar a quantidade de horas necessárias para produzir um artigo científico chegou ao número médio de 177 horas, ou 22-dias de trabalho, da ideia à publicação. Agora, imagina se uma IA fizesse todo este trabalho por você? É a promessa do AI Scientist da Sakana AI (sem trocadilhos).
A startup transformando sci-fi em realidade decidiu automatizar o processo de pesquisa científica através de LLMs, criando ideias, analisando dados, escrevendo artigos e revisando o próprio trabalho.
Como funciona a sakanagem do AI Scientist?
Brainstorming → O sistema inicia a pesquisa em bancos de dados acadêmicos para garantir que a ideia será inovadora.
Iteração → O cientista robô executa os experimentos necessários, criando gráficos e notas detalhadas, que serão compilados no artigo.
Redação → Escreve o artigo com todas as seções (introdução, metodologia e referências) e formata em padrões acadêmicos.
Revisão → Revisão e avaliação automática do artigo com sugestões de melhoria comparáveis aos pares humanos.
Cada artigo gerado custa em torno de U$15 - uma pechincha se considerarmos uma economia de 22 dias de trabalho e o nível de complexidade de todos sistemas de busca, análise e desenvolvimento.
O sistema ainda está longe da perfeição, mas não é difícil imaginar um futuro próximo onde as descobertas e validações científicas em velocidade recorde e a baixo custo.
Me explique como se eu fosse uma criança
API: Application Programming Interface Imagine que você está construindo um imóvel. Para tanto, precisa contratar eletricista, encanador, pedreiro, pintor, etc. Separadamente, estes fornecedores não conseguem construir nada. Porém, quando se comunicam entre si, a construção acontece. Uma API é a forma como um programa se comunica com outro programa. Então, sempre que você ouvir falar de API, pense que ele está conectando dois programas diferentes para que eles consigam trocar informações e dados entre eles. |
OpenAI: mais um passo rumo a AGI
openai, projeto strawberry, agi, level 2, gpt
A missão da OpenAI é 'avançar à inteligência artificial geral (AGI) de uma maneira que beneficie toda a humanidade'. Logo, quando não está captando investimentos nem resolvendo brigas entre funcionários, Sam Altman se ocupa com as duas frentes diretamente conectadas às suas missões: (1) Desenvolver a AGI (2) de maneira segura.
Esta semana, Sam reafirmou as medidas de segurança e privacidade da OAI:
Red Teaming: Mais de 100 especialistas testaram o GPT-4o, buscando falhas e tentando forçar a IA a gerar conteúdo problemático. O resultado? A OpenAI fez ajustes para melhorar a segurança do modelo.
Avaliações de Preparação: O GPT-4o foi colocado à prova em áreas como cibersegurança, ameaças biológicas, persuasão e autonomia. A conclusão? Baixo risco em três áreas e um risco médio em persuasão.
Avaliações de Terceiros: Laboratórios independentes avaliaram a autonomia e segurança do GPT-4o em ambientes simulados. O modelo mostrou dificuldades em tarefas autônomas complexas, mas sem comportamento manipulador significativo.
Aproveitando o hype da comunidade, despertou a curiosidade ao publicar uma foto de um pé de morango - fazendo referência ao projeto nomeado 'Project Strawberry' ou 'Q', que pode representar que o tão aguardado GPT-5 está pronto.
Indo além, Sam aproveitou despertou a curiosidade da comunidade ao responder um tweet que dizia “Bem-vindo ao Level 2 (da AGI). Como é o sentimento?” e deixando no ar ao responder “Pra ser honesto, incrível”.
Press F to pay respect: se você ainda usa algum dos antigos modelos do GPT 3.5 Turbo (0301, 0613, 16k-0613), está na hora de migrar. A empresa anunciou que irá descontinuá-los em 13 de Setembro de 2024.
cAIxa da Semana
Metaview, seu assistente de IA para recrutamento e seleção.
Wondercraft, crie anúncios, podcasts, audiolivros apenas digitando.
Chatbase, crie GPTs customizados e coloque no seu website.
ElevenLabs, clone qualquer voz com apenas 1 minuto de áudio
Mindsmith, uma IA para geração de aulas interativas.
PinGenerator, crie 1 mês de conteúdo do Pinterest em 1 minuto.
*todas ferramentas possuem teste grátis
Você tem 0 indicações, faltam 2 para ganhar cAIxa de ferramentas
PROMPT LIKE A PRO
Se você nunca utilizou esse recurso, fique sabendo agora: você consegue exportar seu perfil do LinkedIn em um PDF clicando em “Mais”. Com esse arquivo, você pode aprimorar o seu perfil com alguns prompts:
Prompt 1:
# Crie um título para o meu perfil do LinkedIn que comunique de forma eficaz minha experiência, qualificações e valor único.
# Considere incorporar palavras-chave relevantes para minha indústria, conforme o currículo anexado.
# Meu título deve ser um resumo que capture a atenção e incentive os visitantes a explorarem meu perfil.
Prompt 2:
# Elabore um resumo conciso e envolvente para o meu perfil do LinkedIn, destacando minha trajetória profissional, principais competências e o que me torna único.
# Mantenha o tom conversacional e assegure que o texto não ultrapasse 70 palavras.
Prompt 3:
# Elabore uma mensagem para ser enviada em uma solicitação de conexão no LinkedIn para um potencial contato profissional, expressando formalmente meu interesse.
# Mantenha o tom formal e limite a mensagem a 100 palavras no máximo.
MEME
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Conheça outros DROPS
TechDrop : Notícias inteligentes - sem ser chatas - de tecnologia e negócios, todas as segundas, quartas e sextas, às 6h direto no seu inbox.
MoneyDrop : o dinheiro fala, a gente traduz e desenha todas as terças e quinta, às 9h.
Anuncie nos DROPS
Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →
Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.
Reply