• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 IA ou SaaS: quem cresce mais rápido?

🤖 IA ou SaaS: quem cresce mais rápido?

+ Novidades em IA da Electronic Arts, Google, AMD, Nvidia e mais...

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: um estudo de Harvard, que colocou 344 participantes para competir com o ChatGPT, descobriu que a IA pode superar CEOs humanos quase que completamente.

No drop de hoje, repetindo a palavra IA 52x:

  • AlphaChip: IA projetando chips de IA

  • Tokyo Dating App: a IA casamenteira

  • IA ou SaaS: quem cresce mais rápido?

  • Me explique como se eu fosse uma criança: Aprendizado por reforço adaptativo (ARL)

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

AlphaChip: IA projetando chips de IA

alphachip, ia, google, deepmind, chips

O Google acaba de anunciar o novo AlphaChip: uma tecnologia de IA que promete transformar o processo de design de chips. O grande breakthrough é a tecnologia de aprendizado por reforço adaptativo, que trata o design do chip como um quebra-cabeça, adicionando um componente de cada vez e aprendendo com cada etapa.

O AlphaChip é capaz de criar layouts de chips em questão de horas, uma tarefa que poderia levar até 24 meses quando realizada manualmente.

Originalmente, no projeto de 2020, o Google usou o AlphaChip para fazer as últimas três gerações dos seus TPUs (Tensor Processing Units), que dão vida aos seus modelos como Gemini e Imagen, e mostrou resultado na sua sexta geração de TPUs, com até 5x mais performance que o anterior, dobrando a banda e com 67% mais eficiência energética.

O sistema de IA não só está revolucionando como os chips do google são feitos, mas também de empresas como a MediaTek, que está acelerando o desenvolvimento do chip Dimensity 5G para os smartphones da Samsung.

🤖 Casos de Uso

PearAI está sendo acusada de roubar código da Continue.dev, fazer um rebranding e incitar investidores como o YCombinator. (link do X)

Gavin Newsom, governador da Califórnia, vetou o SB 1047, projeto de lei que teria imposto regulamentações mais rigorosas às empresas de IA.

Figma lançou o First Draft. Sua ferramenta de design, anteriormente conhecida como Make Designs

Suzano, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, adotou o Cortex, IA da Google Cloud, para criar uma plataforma voltada a pedidos de itens de Manutenção, Reparo e Operação (MRO) pelos colaboradores.

🤖 Novidades em IA

Liquid.ai lançou uma série de modelos nos tamanhos 1B, 3B e 40B, com benchmarks equivalentes ou superiores aos concorrentes de tamanhos maiores.

Eletronic Arts revelou o Imagination to Creation, um recurso de criação de jogos a partir de prompts, que gera modelos 3d, cenários e mecânicas de gameplay.

Nvidia anuncia novo chip para carros autônomos e robôs humanoides com 128GB de VRAM para lançar em 2025.

Cerebras Systems, startup de chips de IA, entrou com pedido de IPO para abrir o capital sob o ticker CBRS e competir com a NVIDIA.

Google vai investir até U$1bi na Tailândia para expandir sua infraestrutura de IA na região do sudeste asiático

Luma Labs atualizou a velocidade do modelo de vídeo Dream Machine AI, permitindo gerações de qualidade total em menos de 20 segundos.

BAAI lançou o Emu3, um novo conjunto de modelos multimodais de última geração treinados exclusivamente com previsão do próximo token.

AMD lançou o seu primeiro modelo de linguagem pequena, o AMD-135M, que também é open-source.

Trending: Na semana comentamos sobre o lançamento do NotebookLM do Google, que cria resumo e até podcasts a partir de PDFs ou artigos.

Esta semana, um cientista de dados da GovTech de Singapura levou apenas algumas horas para criar o Open NotebookLM, uma alternativa open-source da mesma ferramenta.

Nós subimos um PDF da edição de hoje na ferramenta e criamos um podcast em áudio que você pode conferir abaixo (por enquanto, só em inglês):

Tokyo Dating App: A IA casamenteira

ia, dating app, toquio, casamentos

O Japão tem enfrentado um problema grave com a queda na taxa de natalidade. Para reverter esse quadro, o governo metropolitano de Tóquio resolveu usar IA para bancar o cupido e colocar novos casais no altar.

O dating app com superpoderes de IA é chamado Tokyo Enmusubi (ou Tóquio Casamenteiro, na tradução livre) e usa IA para dar o match entre os candidatos que realmente estejam buscando um parceiro para reproduzir vida.

Diferente do Tinder e Bumble, que já operam na cidade, os usuários precisam passar por uma entrevista, responder um questionário de 110 perguntas, enviar documentos de identidade, comprovantes de renda e, claro, prova de que realmente estão solteiros(as).

O governo investiu U$1.28 milhões para tirar o projeto do papel e os usuários precisaram pagar uma taxa de U$77 para uma assinatura de dois anos.

Mas o Japão não é único usando IA para melhorar a vida amorosa:

  • Tinder: introduziu um recurso de seleção de fotos por IA que ajuda os usuários a escolher as imagens que melhor representam suas personalidades

  • Rizz: é um assistente de namoro com IA que ajuda os usuários a criar mensagens e frases de efeito.

  • Volar Dating: os usuários podem participar de encontros às cegas simulados por IA, onde um chatbot atua como parceiro de encontro.

  • Amori: o app de áudio incentiva conversas de voz entre os usuários e inclui um chatbot de IA para aconselhamento e correspondência sobre namoro.

  • YourMove AI: o app gera e analisa perfis de namoro, ajudando os usuários a criar biografias e selecionar as melhores fotos com +500k perfis criados.

O novo maestro da sua empresa

Oferecimento HubSpot

Se o seu negócio está crescendo, chances são de que você tenha percebido o valor da IA. Mas nem todo mundo já percebeu o inevitável, e têm motivo: modelos de IA que estão desconectadas da realidade do seu negócios e seus dados. Sem mencionar que nem todas são fáceis de usar.

É o seu caso? Então provavelmente você ainda não conhece o Breeze: a nova inteligência artificial da HubSpot se conecta em toda a Plataforma de Clientes e é projetada para que crescer o seu negócio seja mais fácil do que nunca.

Imagine o Breeze como um maestro: regendo todas as informações e áreas em sintonia - marketing, vendas, atendimento, conteúdo. O Breeze Intelligence trás inteligência para os dados e o Breeze Copilot & Agents te deixam muito mais produtivo e inteligente.

O resultado? Segmentação de público precisa, conteúdos hiper-personalizados e um pipeline mais saudável. Clique aqui e veja todas as novidades de IA da HubSpot ->

Me explique como se eu fosse uma criança: Tópico

ARL - Adaptive Reinforcement Learning

O Aprendizado por Reforço Adaptativo é uma forma de aprendizado com base em recompensas e punições.

Imagine um robô que tenta andar: se ele caminhar sem tropeçar, ganha uma recompensa, se cair, recebe uma punição.

Com o tempo, ele aprende o melhor jeito de andar, para ganhar mais recompensas.

A parte "adaptativa" significa que, se o ambiente mudar, o robô se ajusta e continua aprendendo.

Quem cresce mais rápido: IA ou SaaS?

saas, ia, venture capital, crescimento, lucratividade

Captar uma rodada de venture capital sem ter as letrinhas mágicas ‘IA’ no pitch deck se tornou uma missão quase impossível. Somente no primeiro semestre do ano, startups de IA receberam U$35.5 bilhões de investimentos. Mas, será que essas startups realmente crescem mais rápido que as demais?

Um estudo do Stripe, usando sua própria base de clientes, comparou a performance das startups de IA com as promissoras startups SaaS de 2018 e descobriu que:

  • Tempo necessário para atingir U$1mi em receita anual:
    IA: 11 meses
    SaaS: 15 meses

  • Tempo necessário para atingir U$30mi em receita anual:
    IA: 20 meses
    SaaS: 100 meses

Os dados provam que startups de IA realmente crescem a receita mais rapidamente que as startups SaaS. Por outro lado, também consomem mais capital, já que o custo de infraestrutura e treinamento dos modelos é superior que os custos de armazenamento das demais, tornando preocupante a lucratividade das mesmas.

O ciclo das startups de IA ainda é novo. Ainda não tivemos IPO de IA-native-apps. Apenas alguns exits, alguns em formatos de licenciamento da tecnologia para evitar escrutínio dos órgãos reguladores. Logo, apesar da certeza de termos um futuro com IA em todo canto, a medida de sucesso e o equilíbrio entre crescimento, investimento, lucratividade e liquidez ainda é uma equação não resolvida, nem por IA.

cAIxa da Semana

  • FlowVoice, transforme falas em texto em +100 idiomas.

  • Day, automatiza seu CRM sincronizando seus contatos e conversas

  • Ello, agora permite que as crianças criem suas próprias histórias

  • LlamaCoder, um assistente de código da Meta

  • Heatbot, suba mapas de calor e deixe esse app melhorar seu site

*todas as ferramentas possuem trial

Você tem 0 indicações, faltam 2 para ganhar cAIxa de ferramentas

MEME

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Anuncie nos DROPS

Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.