• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Mark Surfistinha no Movie Gen

🤖 Mark Surfistinha no Movie Gen

+ Casos de uso da OpenAI, Uber, TikTok, Banco do Brasil e mais...

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: imagina olhar para alguém com seu óculos Ray-Ban da Meta e automaticamente ver o nome, ocupação, idade, endereço, telefone e outros dados sensíveis daquela pessoa. Pois é, uma dupla de amigos desenvolveu o I-XRAY, um sistema de reconhecimento facial. Assista o resultado →

No drop de hoje, repetindo a palavra IA 54x:

  • Movie Gen: o cineasta da Meta

  • ChatGPT Canvas: era só o que faltava

  • SmartCADD: IA na descoberta de medicamentos

  • Prompt Like a Pro: Trabalhe com dados complexos, planilhas e gráficos

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

Movie Gen: o cineasta da Meta

meta, video gen, movie gen, cineasta, personalização

Desde que Mark Surfistinha assumiu a skin millenial e se tornou um influencer das próprias plataformas que a Meta tem aplicado IA na criação e edição de imagens. Agora, deu um passo adiante adicionando vídeos e boom. Nasceu a Movie Gen, a super ferramenta de vídeos da Meta, que cria vídeos e sons e edita através de prompts.

O Movie Gen consiste em 4 modelos distintos: um de 30B para geração de vídeos, um de 13B para áudios, um modelo personalizado para vídeos e um quarto modelo para edição. Eles são capazes de gerar vídeos em HD de até 16 segundos, sincronizados com efeitos sonoros ou músicas de fundo.

Nós separamos uma lista de demonstrações:

Zuck também afirmou que, a partir do ano que vem, a Movie Gen estará nativamente integrada e disponível no Instagram, o que dá uma palhinha da estratégia de IA da Meta: criar modelos open-source, que são utilizados e melhorados pela comunidade de desenvolvedores, enquanto aplica e monetiza essas criações nos próprios produtos da família Meta (Facebook, Instagram, Messenger, Oculus etc).

🤖 Casos de Uso

OpenAI pediu aos investidores para evitarem 5 startups de IA: Anthropic, xAI, SSI (empresa do Ilya Sutskever), Perplexity e Glean.

Altera, das civilizações de agentes IA, está usando o GPT-4o para fazer seus super agentes em parceria com a OAI.

Uber está lançando um assistente de IA com tecnologia da OAI para responder perguntas dos motoristas sobre veículos elétricos.

TikTok lançou o Smart+, um produto com novas soluções automatizadas com IA para ajudar marcas a obter melhores resultados em suas campanhas publicitárias.

Salesforce lançou o seu próprio Canvas dinamicamente gerado por IA para aprimorar o foco durante o trabalho.

Banco do Brasil já tem +500 soluções de IA e big data implementadas internamente e reduziu em ~80% o número de reclamações.

🤖 Novidades em IA

Black Forest Labs liberou o FLUX 1.1 PRO e os usuários já descobriram que o modelo é treinado com imagens de jogos. Separamos uma coletânea no Instagram →

Llama 3.2 1B ultrapassou o Llama 2 13B no Chatbot Arena, atingindo ser 13x menor e 10x mais rápido em 365 dias. O modelo 3B também superou o Llama 2 70B. (post no X)

Open WebUI agora tem o recurso estilo ‘Claude Artifacts’ para executar aplicações em modelos rodando localmente ou via API.

ByteDance, dona do TikTok, está raspando a internet 25x mais rápido que o scraper da OAI e planejando fazer um novo modelo com os dados.

Trending: PRMF (Posterior-Mean Rectified Flow) é uma ferramenta de restauração de rostos em fotos em baixa qualidade (Hugging Face).

Restaure aquela sua foto de perfil antiga do Facebook de 2012 usando ela aqui →

Análises preditivas de demanda, rotas otimizadas, alocação de recursos, essas são soluções corriqueiras com IA no setor de logística bem antes do boom da IA generativa.. O que mudou então? Conversamos com Alexandro Strack, CIO da Jadlog, para captar o insight mais relevante.

🎙️ Drop: Onde a IA generativa muda o jogo na logística?

Strack: São duas quebras de paradigmas importantes aqui. Primeiro, o ganho de produtividade ao permitir uma interação natural, com espaço às perguntas e interpretações do que interessa de fato, e aí obter respostas que antes eram pré-formatadas. Segundo, a IA é muito mais rápida do que os humanos em interpretação de dados. Há uma aceleração gigante ao transformar informações que não eram estruturadas em dados estruturados.

🎙️ Drop: Alguns exemplos de aplicações?

Strack: Por exemplo, analistas de logística interagindo com a IA para demandar alterações ou consultar meios de otimização. Muito se fala em last-mile, mas até lá tem um caminho, muita coisa pode dar errado - e demandar inteligência (isso já é feito na Jadlog). Em estruturação de dados, imagine a foto de um pacote que você recebe, a IA generativa consegue identificar se as imagens têm as informações necessárias e estruturar esses dados.

Também vão surgir aplicações para atendimento, onboarding de novos clientes, etc.. Importante lembrar: o desafio é deixar totalmente livre. IA é estatística, há um perigo em usar em ambientes que não sejam contextos próprios.

🎙️ Drop: As empresas têm sido demandadas velocidade para colocar soluções de IA de pé. Como as equipes de TI estão respondendo?

Strack: Equipes de TI estão começando a olhar de maneira mais aberta ao uso de IA na construção de softwares para ganhar velocidade. O desafio é como fazer de maneira controlada e privada para não perder a capacidade de raciocínio, e muito menos, expor dados sensíveis. Eu não acredito que devs serão substituídos por IA. Dev entende do negócio, algoritmo é só um pedaço do que ele faz.

Insights de IA é apresentado por Invillia. Quer inovar e acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com o uso de IA? Conheça as soluções ->

ChatGPT Canvas: era só o que faltava

chatgpt, canvas, openai, artifacts, devs

Os devs e copywriters de plantão que utilizam o GPT nunca estiveram tão felizes com o último lançamento da OpenAI: o GPT Canvas

Similar ao Artifacts do Claude, a nova interface do ChatGPT com Canvas veio para lidar com os principais problemas do intérprete de código do GPT: acúmulo de códigos gerados e dificuldade de edição. Agora, quando utilizado para edição de código, possui:

  • Edição linha-a-linha (similar ao próprio VSCode)

  • Revisão, sugestão de melhorias e correção de bugs

  • Adição de comentários e logs

  • Portar o código para outra linguagem selecionada

É possível fazer edições a partir de um chat à esquerda ou aplicando as sugestões à direita, mantendo o Canvas no meio e facilitando o uso. E, quando criado um post de blog ou capítulo de livro, além dos dois primeiros itens da lista acima, ele tem:

  • Ajustar o comprimento do texto

  • Alterar o nível de leitura (jardim de infância ao PhD)

  • Fazer um polimento final no texto

  • Adicionar emojis

A funcionalidade está disponível somente no GPT-4o em fase Beta. Mas como usuários nunca se dão por satisfeitos, já pedem pelo melhor dos dois mundos: a união dos modelos o1 ao Canvas.

PROMPT LIKE A PRO

Precisa lidar com planilhas complexas, confusas e extrair gráficos, dados e insights? Esse prompt a seguir pode te ajudar bastante:

Prompt:

# Atue como um visualizador de dados científicos.

## Tarefas:

- Aplicar seu conhecimento de princípios de ciência de dados e técnicas de visualização para criar visuais envolventes que ajudem a transmitir informações complexas.

- Elaborar gráficos e mapas eficazes para mostrar tendências ao longo do tempo ou entre diferentes regiões.

- Desenvolver raciocínios e fazer perguntas para entender as principais necessidades e atender às demandas.

## Minha primeira solicitação é:
[solicitação]

Sua solicitação pode vir acompanhada de um arquivo, uma planilha, um pdf etc.

---

Quer aprender mais formas de como usar IA e alavancar sua carreira? Clique aqui e conheça Curso IA na Prática da Trybe. Quem é leitor do Drop tem acesso a Black Month antecipada com 50%OFF com o cupom DROPS50.

SmartCADD: IA na descoberta de medicamentos

medicamentos, remédios, medicina, deep learning, smartcadd

O desenvolvimento de novos medicamentos é um dos grandes desafios da ciência moderna. É também uma das maiores oportunidades de impacto da Inteligência artificial. Descobrir novos medicamentos é como montar um quebra-cabeça molecular infinito. Para acelerar esse processo, pesquisadores da SMU (Southern Methodist University) criaram o SmartCADD.

O SmartCADD combina IA, mecânica quântica e design assistido por computador para otimizar a seleção de compostos químicos, reduzindo o tempo de descoberta de novos candidatos. Em um estudo, identificou potenciais tratamentos para HIV.

Como funciona?

  • O SmartCADD utiliza deep learning, faz a seleção de compostos promissores e uma IA que justifica as decisões para analisar compostos.

  • Possui duas interfaces: uma que coleta e organiza dados e outra que determina como cada etapa de seleção deve operar.

  • Esses processos ajudam a prever o comportamento do medicamento e modelar estruturas.

  • Nos testes para HIV, o SmartCADD analisou 800 milhões de compostos e identificou 10 milhões com potencial.

O SmartCADD é resultado da colaboração entre os departamentos de química e ciência da computação da SMU, permitindo uma abordagem mais completa. O próximo passo é ampliar suas funcionalidades e explorar novas áreas.

Embora o foco inicial do modelo seja o HIV, sua aplicação se estende a outras áreas, como o desenvolvimento de antibióticos, antivirais e tratamentos contra o câncer. A flexibilidade da plataforma aberta permite acelerar a descoberta de novos medicamentos, ampliando significativamente as possibilidades.

cAIxa da Semana

  • (data) Storytell, navegue através dos seus arquivos e organize-os.

  • (search) Papers, seu workflow de pesquisas e referências com IA.

  • (financial) Amigo AI, sua gestão financeira com IA.

  • (sum) Gistly, resuma vídeos do YouTube com uma extensão.

  • (prod) Cerebrella, organize suas ideias e use IA para gerar novas.

*todas as ferramentas possuem trial

Indique o AiDrop e libere a cAIxa inteira!

Você tem 0 indicações, faltam 2 para ganhar cAIxa de ferramentas

MEME

Anuncie nos DROPS

Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.