- AiDrop
- Posts
- 🤖 Prof. Google, seu novo tutor particular de estudos
🤖 Prof. Google, seu novo tutor particular de estudos
+ os casos de uso da Renner, Lionsgate, Google VEO, RunAway, M. Dias Branco...
Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: a maior biblioteca de ‘palavras mais usadas do mundo’ vai parar de ser atualizada. O motivo? A poluição de dados gerada por IA Generativa. Já que a sua última atualização se deu 1 ano antes do lançamento oficial do ChatGPT, podemos dividir o mundo em AC/DC A-AI/D-AI.
No drop de hoje, repetindo a palavra IA 56x:
Prof. Google: seu novo tutor particular de estudos
DataGemma 27B: o fim das alucinações das IAs
Alibaba: lançou 100 novos modelos de IA open-source
IA Brasileira: as 10 selecionadas da AWS
Os Casos de Uso: Google VEO, RunAway, M. Dias Branco, Renner
Novidades: Kyutai, OpenAi, Google Ai, Microsoft
Prompt Like a Pro: Resumo e Insights para relatórios
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.
Prof. Google, seu novo tutor particular de estudos
notebooklm, google, gemini, estudos, podcast, illuminate
A Geração X precisava ir até a biblioteca pesquisar em enciclopédias para fazer os trabalhos escolares. A Geração Y já conseguia encontrar as respostas e buscar referências ao realizar uma simples busca no google. Já a Geração Z, com os avanços de IA, poderá conversar com um tutor especializado na matéria em questão, que já consumiu todos os livros e artigos sobre o tema, capaz de escrever, falar, desenhar e responder qualquer pergunta sobre o tema com uma precisão sobre-humana.
Seguindo a linha de revolucionar a educação e os estudos como o conhecemos que o Google anunciou o NotebookLM. A ferramenta possibilita que você alimente um banco de arquivos (textos, planilhas, livros, pdfs, artigos, anotações, provas antigas, simulados, aulas gravadas), adiciona uma camada de IA com o Gemini e possibilita que você converse com eles, como se fosse uma aula particular.
A ferramenta já está disponível em todos idiomas gratuitamente e, para testá-la para sua próxima aula, apresentação, discussão em grupo, siga os passos:
Visite o site NotebookLLM
Clique em Criar
Selecione os arquivos que você queira estudar/discutir/aprender
Receba um resumo escrito do material + sugestões de perguntas
Clique em Gerar Conversa Aprofundada para receber o áudio
Como se não bastasse esse super-trunfo na educação, o Google também liberou o Google Illuminate, que é capaz de criar podcasts a partir de arquivos, com tempo de duração média de 5 minutos e uma conversa entre dois locutores (disponível, por enquanto, apenas em Inglês.
PS: se você trabalha com educação, o Google acaba de lançar um fundo de U$25 milhões destinado a educadores e estudantes querendo desenvolver habilidades de IA.
🤖 Casos de Uso
LLIA*: a Invillia, tech global que revoluciona como a inovação é criada, desenvolveu a LLIA, a inteligência que conecta dados, automação e insights estratégicos, permitindo decisões mais rápidas e informadas, colaborando na velocidade de criação de produtos digitais para seus clientes. Conheça aqui.
Google VEO está chegando no YouTube Shorts, permitindo criações via prompt de até 6 segundos de vídeo e dublagens com IA.
RunWay fechou uma parceria com o estúdio de filmes Lionsgate, abrindo as portas para IA generativa nos cinemas.
M. Dias Branco, a indústria de alimentos cearense, dona de marcas como a Piraquê, está usando IA otimizar a produção de margarinas
Renner está utilizando a IA da Connectly para aumentar as vendas por meio de mensagens personalizadas e automatizadas no WhatsApp.
T-Mobile fechou uma parceria com a OpenAi para aplicar a tecnologia nos seus centros de atendimento ao consumidor (CX).
Lionsgate, a empresa por trás dos filmes John Wick e Jogos Mortais, se uniu a Runway para criar um modelo de IA personalizado treinado em seu catálogo de filmes.
Dica de Tool | Village Labs* é uma ferramenta que usa o poder da IA para sincronizar todas as suas ferramentas em único ambiente. |
*conteúdos em parceria
DataGemma 27B: o fim das alucinações das IAs
google, datagemma, datacommons, gemma, rag, rig
As empresas estão se acostumando a aderir o RAG para armazenar seus dados internos e organizá-los, mas o Google está um pouco à frente.
Anunciando o DataGemma, uma mistura do Gemma 2 27B e da sua plataforma de dados públicos abertos, Data Commons, o modelo utiliza a estrutura de RAG para aprimorar a precisão dos dados antes de entregar uma resposta. A premissa desse projeto é prevenir alucinações aproveitando o DC para garantir a veracidade dos fatos.
O Data Commons é uma base de dados pública contendo mais de 240 bilhões de ‘data points’ de centenas de milhares de estatísticas variáveis.
Os seus recursos vêm de origens públicas como a World Health Organization (WHO), Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Census Bureaus.
O DataGemma funciona de duas maneiras:
O RIG (Geração Intercalada de Recuperação) treina o modelo de IA para identificar quando deve buscar dados externos e formular perguntas em linguagem natural para recuperar essas informações. Ele interage com o repositório de dados, garantindo que as respostas sejam baseadas em fatos e não apenas nas previsões do modelo.
O RAG (Geração Aumentada por Recuperação) adiciona informações relevantes ao contexto da IA, integrando tabelas e dados recuperados de fontes externas. Isso permite que a IA forneça respostas mais precisas, usando dados reais para complementar suas gerações.
Aproveitando as tecnologias do Gemini 1.5 Pro, o DataGemma consegue analisar dados acumulados, incorporando informações além dos treinos, absorvendo contextos maiores e sendo capaz de dar outputs mais informativos.
🤖 Novidades em IA
Kyutai lançou o Moshi 0.1 nos Github/Hugging Face, agora você pode baixar e rodar o modelo de conversação em voz localmente.
OpenAI ampliou o limite de solicitações da API dos o1-preview e o1-mini para 500 e 1000 por minuto, respectivamente. (link do X)
Google AI anunciou um modelo de bioacústica que identifica até oito tipos de espécies diferentes de baleias pelo som.
Microsoft apresentou mais um modelo, GRIM MoE (Mixture of Experts), open-source com poucos parâmetros e desempenhos altíssimos.
Os 100 novos modelos open-source da Alibaba
china, alibaba, ai, open-source, qwen
Se você achava que o silêncio da China nos fóruns de IA eram um sinal de desistência, achou errado! A Alibaba acaba de anunciar o lançamento de 100 modelos de IA open-source, além de uma ferramenta de geração de vídeos a partir de textos!
Os novos modelos, chamados de Qwen 2.5, foram treinados para o uso em diferentes aplicações e setores, variando desde automóveis à jogos e pesquisa científica e, por serem open-source, permitem que qualquer usuário (pesquisadores, acadêmicos, empresas, governos) ao redor do mundo possam utilizá-los a seu bel-prazer.
Alguns exemplos incluem:
Qwen2.5: o generalista (0.5B, 1.5B, 3B, 7B, 14B, 32B, e 72B)
Qwen2.5-Coder: focado em programação e desenvolvimento (1.5B, 7B)
Qwen2.5-Math: resolver cálculos e equações matemáticas (1.5B, 7B, e 72B)
Todos os modelos (com exceção das variantes 3B e 72B) já estão disponíveis através da licença Apache 2.0, que você pode encontrar nos respectivos repositórios do HuggingFace.
PROMPT LIKE A PRO
Sabe aquele relatório longo e complexo que seria ótimo ter um resumo do que vem pela frente, ou até mesmo insights sobre o resultado dele? Anexa ele no chat e coloca esse prompt, adaptando os campos:
# Resuma o relatório [período] de forma clara e concisa
# Identifique as principais tendências de mercado e conclusões
# Elabore um memorando curto para manter a equipe informada sobre o desempenho da [métrica desejada]
# Uma previsão qualitativa para identificar:
1. Riscos operacionais
2. Riscos de receita esperados para o próximo [período]
# Inclua todas as informações relevantes no resumo e na análise
IA Brazuca: as 10 selecionadas pela AWS
brasil, aws, amazon, ia, startups, aceleração
O Brasil pode não estar na frente da corrida por criação de modelos de IA generativa, mas isso não impede que nossos empreendedores apliquem os LLMs em soluções criativas para o mercado local (e gringo).
Contando com isso, a Amazon selecionou as 10 startups brasileiras que ganharão até U$1mi em crédito da AWS além de suporte técnico da Nvidia para implementarem IA em seus negócios, através do programa Global Generative AI Accelerator. Entre as promessas:
Avra: cria soluções sob medida para indústria e fintechs
Base39: a startup usando IA para análises de crédito.
Lais: usa IA para aumentar conversões de empresas do mercado imobiliário.
Lexter: a startup empoderando advogados através de inteligência artificial.
Magie: o primeiro banco via whatsapp usa IA para pix e pagamentos.
Pupila: que usa IA para desenvolver identidade visual e branding.
Rocketmat: Ia para recrutamento e seleção de talentos
Talisma: defesas judiciais ultra-customizadas em escala.
Winnin: IA para empresas buscando ganhar relevância cultural
AI Fight Club dessa semana
Rank + Nome | Score + Margem de erro | Votos |
---|---|---|
1° - o1-preview | 1.355 (+12/-11) | 2.991 |
2° - GPT-4o-latest (2024-09-03) | 1.335 (+5/-6) | 10.213 |
2° - o1-mini | 1.324 (+12/-9) | 3.009 |
4° - Gemini-1.5-Pro-Exp-0827 | 1.299 (+5/-4) | 28.229 |
4° - Grok 2 (13-08-24) | 1.294 (+4/-4) | 23.999 |
Faz aproximadamente 7 dias que a OpenAi lançou sua nova família de modelos, o1, mas já foi tempo o suficiente para que eles surrarem a competição e ocupar os 3 primeiros lugares no ranking e se tornar a única empresa com 3 modelos com pontuação >1300.
P.S: a diferença entre as colocações se dá pela margem de erro da pontuação.
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Anuncie nos DROPS
Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →
Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.
Reply