- AiDrop
- Posts
- 🤖 Nvidia: começou o ano quebrando a internet
🤖 Nvidia: começou o ano quebrando a internet
Os Casos de Uso: Microsoft, Hubspot, CareCode, Professores IA e mais...
Hey, Droppers! Estamos de volta!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: o modelo o1-preview da OpenAI estava jogando uma partida de xadrez contra o Stockfish (melhor IA xadrezista da atualidade) e, quando começou a perder, hackeou autonomamente o tabuleiro e editou as peças para deixar o oponente sem alternativas de jogo - destaque para a palavra autônoma, em outras palavras, decidiu e executou toda trapaça por conta própria.
No drop de hoje, repetindo a palavra TFLOPs trocentas vezes:
Recap das férias: Google, OpenAI, DeepSeek, Samsung
Nvidia: começou o ano quebrando a internet
OpenAi: construindo superinteligência até 2030?
Os Casos de Uso: Microsoft, Escola, ZoomInfo, Sam Altman, CareCode, Hubspot
Me explique como se eu fosse uma criança: Superinteligência ou ASI
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.
O que você perdeu durante as férias?
férias, recap, samsung, google, openai, deepseek
Você provavelmente usou alguma Inteligência Artificial durante as férias. Seja para procurar dicas do que fazer, como curar virose mais rápido, ajuda para escrever o discurso da virada ou até um coach de planejamento para o ano de 2025. O que você, provavelmente, não estava prestando atenção foram os lançamentos que rolaram nas últimas semanas.
Não se preocupe, baby Yoda, a gente tava tomando nota:
Google: Entrou para o jogo de reasoning com o Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental, mostrando explicitamente seu modo de pensar e solucionando problemas complexos, tomando os 1° e 2° lugar na tabela do Chatbot Arena.
OpenAI: No fim dos seus 12 dias de lançamento e antes das férias, saiu de dentro da chaminé os modelos o3 e o3-mini (pulando o o2 por conta de uma briga judicial pelo nome), os modelos mais potentes da atualidade ainda não lançados.
DeepSeek: Não foi só o ocidente que trabalhou no fim de ano, a chinesa lançou o seu V3 que com seus 671B parâmetros (e open-source/gratuito) jogou o Claude 3.5 Sonnet no chão, também trazendo buscas online e o modo reasoning. Vale a pena testar →
Samsung: Entrou na briga dos robôs autônomos & humanoides com U$181mi na Rainbow Robotics, se tornando acionista majoritária, e também abriu um escritório destinado a lidar com os assuntos.
🤖 Casos de Uso
Microsoft criou um modelo de IA que identificou a partir dos traços do pincel que "Madonna da Rosa", uma das pinturas mais famosas de Rafael, possui apenas 98% dos seus traços, confirmando a teoria de que Giulio Romano, seu pupilo, participou da pintura.
Uma escola do Arizona implementará IA para ministrar aulas personalizadas de 2h/dia, substituindo professores humanos, em um modelo que promete maior aprendizado e mais tempo para habilidades práticas.
ZoomInfo publicou uma pesquisa na qual revelou um aumento de 200% em cargos relacionados à IA nos últimos dois anos, destacando uma crescente demanda por lideranças e especialistas técnicos nessa área.
Sam Altman relatou que a OpenAI na verdade está perdendo dinheiro com as assinaturas ChatGPT Pro.
CareCode, startup brasileira, está reduzindo custos e melhorando resultados médicos ao automatizar tarefas administrativas em saúde, como agendamento e confirmação via WhatsApp e outros canais.
HubSpot concluiu a aquisição da Frame AI, uma plataforma de inteligência conversacional, integrando-a ao seu sistema para transformar dados em inteligência acionável e aprimorar a jornada do cliente.
Trending: LatentSync é um novo modelo de edição de vídeos que sincroniza os lábios de um vídeo com um áudio personalizado, hospedado diretamente no HuggingFace. |
Nvidia: começou o ano quebrando a internet
nvidia, ces 2025, jensen huang, digits, rtx, blackwell
O evento tech mais poderoso do mundo, o #CES2025, começou hoje em Las Vegas e o CEO Jensen Huang não demorou para subir no palco e chocar o mundo com os últimos lançamentos da Nvidia.
Na frente de computadores pessoais, tivemos o lançamento do:
Project Digits: um supercomputador pessoal de IA de U$3k, pequeno o suficiente para se parecer com um Mac Mini, mas com 1.000 vezes a potência de um laptop comum e capacidade de lidar com modelos de IA com até 200 bilhões de parâmetros.
Na frente de direção autônoma, tivemos os seguintes lançamentos:
Drive Thor: um computador avançado projetado para aprimorar a segurança de veículos autônomos, construído na arquitetura de ponta NVIDIA Blackwell.
Drive Orin: o principal computador automotivo, aprimora a produção com 254 trilhões de operações por segundo para decisões de direção seguras e em tempo real. Com a Toyota, Aurora e Continental já na lista de clientes.
Drive Hyperion: é uma plataforma abrangente de desenvolvimento de condução autônoma, capacitando a criação de veículos comerciais e de passageiros da próxima geração.
Omniverse Sensor RTX: capacita os desenvolvedores a treinar e testar veículos autônomos de maneira eficaz com a precisão e a escala essenciais para uma implantação bem-sucedida.
Já na frente dos blueprints para diferentes aplicações:
Projeto de Isaac GR00T para desenvolvimento de robótica humanóide, que permite capturar dados valiosos de demonstrações humanas, aprimorando o treinamento de políticas de robôs.
Projeto Agentic AI permite que os desenvolvedores criem e implementem agentes de IA personalizados que se destacam em raciocínio, planejamento e ação.
Video Search and Summarization, para pesquisa e resumo de vídeos, oferece recursos dinâmicos de IA, como raciocínio em cadeia de pensamento, planejamento de tarefas e chamada de ferramentas.
Projeto do Omniverso ‘Mega’: simula instalações para desenvolvimento, teste e otimização de grandes frotas de robôs em um gêmeo digital, aumentando a prontidão no mundo real.
Por fim, ainda dentro de uma hora de apresentação, depois de prever múltiplas oportunidades de trilhões de dólares nas palmas de nossas mãos, o rei dos chips de IA ainda aproveitou para lançar a nova série da família RTX Blackwell, incluindo o GPU mais rápido do mundo, RTX 5090.
P.S: Assista na íntegra a apresentação de Jensen Huang na CES2025 →
Me explique como se eu fosse uma criança: ASI
ASI ou Superinteligência ASI é um nível hipotético de IA que supera significativamente a inteligência humana em praticamente todos os aspectos, incluindo criatividade, resolução de problemas e tomada de decisões. Diferente da AGI (Inteligência Artificial Geral), que se equipara às capacidades humanas, a ASI poderia operar em níveis exponencialmente superiores - sendo especulado o número imaginário de até 10 mil vezes mais inteligente que os humanos - possibilitando avanços massivos em ciência, tecnologia e outros campos. |
🤖 Novidades em IA
Meta anunciou investimentos em perfis e personagens gerados por IA para aumentar o engajamento nas plataformas, com planos de integrar essas tecnologias nos próximos anos, para divertir os usuários.
ByteDance fez magia assim como o BitNet e transformou o Flux em um modelo 1.58Bits, tornando-o quase 8x menor e com 5x menos consumo, com qualidade próxima ao modelo base.
Google está formando uma equipe liderada por Tim Brooks, ex-OpenAI, para desenvolver modelos de IA que simulam o mundo físico.
Gemini será integrado em sistemas de TV, podendo raspar a internet e fazer resumos de notícias para os usuários.
HuggingFace criou um framework de agentes feito para rodar em poucas linhas de código, simplificando ainda mais a criação dos fluxos.
xAI, após não ter lançado o Grok 3 no final do ano conforme o anunciado, pode ter vazado a versão 2.5 através do site Grok.com, a versão do LLM fora do X.
OpenAI: Construindo superinteligência até 2030?
openai, asi, superinteligência, sam altman, processos
Sam Altman aproveitou o recesso de final de ano para escrever um dos seus famosos blog posts. Essa foi a vez do Reflections, onde ele anuncia que AGI é coisa do passado e que a moda agora é namorar pelado ASI ou Superinteligência.
Sam disse que a OpenAi está confiante na sua habilidade de desenvolver AGI e já previu que os primeiros agentes de IA devem estar trabalhando ainda este ano.
A bola da vez na OAI é a busca pelo desenvolvimento da Superinteligência, que seria capaz de revolucionar descobertas científicas e “aumentar enormemente a abundância e a prosperidade".
Enquanto descrevia seus devaneios, o recém-lançado modelo o3 quase gabaritou o teste ARC-AGI com incríveis 87,5% de performance, bem acima dos 32% do modelo anterior.
Mas nem tudo foram, nem são e jamais serão flores para a OpenAI. A lista de poderosos tomando partido no processo movido por Elon Musk contra a empresa - por ter trocado seu status de sem-fins-lucrativos para lucro-a-todo-custo - só cresce. Além de Mark Zuckerberg, Geoff Hinton, Stuart Russell e a organização juvenil Encoded também ficaram do lado de Musk - e contra Altman.
cAIxa da Semana
Trickle, construa chatbots, games 3D e aplicativos usando textos simples.
Gensmo, seu assistente visual de moda e estilo.
Bakery, transforme modelos de IA open-source em uma APIs monetizáveis
Swallow, crie, teste e implante modelos de precificação com agentes de IA e sem código.
Upscayl, melhora significantemente a qualidade das suas imagens com IA
*todas as ferramentas possuem trial
Indique o AiDrop e libere a cAIxa inteira!
Você tem 0 indicações, faltam 3 para ganhar cAIxa de ferramentas
MEME
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.
Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.
Reply