- AiDrop
- Posts
- 🤖 O ano que a IA deixou de ser "futuro"
🤖 O ano que a IA deixou de ser "futuro"
+ Os Casos de Uso: Oreo, Microsoft, Perplexity, Claude e mais...
Hey, Droppers!
Chegamos na última edição de 2024 do AiDrop ou, em anos de evolução da inteligência artificial, um século em 12 meses.
Ao longo desse século ano, escrevemos 99k palavras nas 63 edições lançadas todas as terças e quintas, que chegaram aos quase 50k AiDroppers - o grupo de profissionais mais bem informado sobre IA da indústria!
Fica aqui nosso obrigado por nos acompanhar e por construir conosco uma nova forma de consumir notícias, de aprender e evoluir profissionalmente - sem custo, sem tecniquês e sem interrupção!
Na coluna não-ferrou de hoje: se o AiDrop fosse uma cidade, seria maior que 88% das cidades brasileiras.
No drop de hoje, tendo repetido a palavra IA 3276x este ano:
Recap 2024: O ano que da Inteligência Artificial
OpenAI: reta final da maratona de lançamentos
Anthropic: a ilusão do controle sobre as IAs
Nvidia: o mini-super-computador-de-IA mais barato do mundo
Os Casos de Uso: Perplexity, Microsoft, Universidade Federal de Goiás, Character AI, Google, Oreo, Claude, Chatbots e Governo do Reino Unido
Prompt Like a Pro: Faça sua própria retrospectiva
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.
O ano que a IA deixou de ser “futuro”
recap, 2024, ano da ia
Chegamos no fim de 2024. O ano que mostrou robôs bípedes entrando em casas e fábricas, quadrúpedes fazendo parkour e voadores participando de guerras. Ferramentas de IA (quase) se tornaram commodities, adotadas por (quase) todos offices e (quase) todos profissionais entenderam que IA não é mais uma escolha.
Os highlights de IA de 2024:
Multimodal virou moda: o ano que iniciou com os modelos entendendo somente textos finalizou com uma enxurrada de modelos multimodais, aqueles que processam e geram imagens, textos, códigos etc.
Prêmios Nobel: os pesquisadores de IA levaram para casa não um, mas dois prêmios Nobel: o de física (aprendizado de máquina com redes neurais artificiais) e de química (um sistema de IA que conseguiu prever a estrutura de praticamente todas as 200 milhões de proteínas conhecidas).
IA na Saúde: O primeiro medicamento contra a COVID-19 do mundo concebido por IA generativa, o ISM3312, foi aprovado para uso humano.
Startups de IA: quem não adicionou as duas letrinhas mágicas no pitch deck, dificultou e muito seu processo de fund raising, já que 43% de todo capital de VCs foram para startups de IA.
As previsões de IA para 2025:
Agentes de IA: se a primeira fase de IA foi marcada pelos chatbots capazes de responder perguntas, passar em provas e fazer cálculos, a segunda fase será marcada pelos agentes capazes de executar tarefas e mexer no seu computador por você.
IA para além do computador: seja nos carros autônomos que já ameaçam a soberania dos apps de carona, seja nos robôs humanoides executando trabalho manual em fábricas ou realizando tarefas domésticas.
Regulamentação: a Europa saiu na frente com o AI Act, botando ordem e ditando regras pra IA. Depois de tanta greves, processos e revoltas, os direitos autorais entram na pauta política.
Se o ano de 2024 foi o ano dos modelos de IA, o ano de 2025 deve ser o ano das aplicações. De um jeito ou de outro, IA continuará sendo a grande protagonista.
🤖 Casos de Uso
Perplexity levantou U$500mi em uma rodada com valuation de U$9bi liderada pela Institutional Venture Partners.
Microsoft reportou ter adquirido quase 500k chips Nvidia Hopper em 2024, liderando investimentos em infraestrutura de IA acima dos seus concorrentes.
Universidade Federal de Goiás está desenvolvendo 67 projetos de IA com parceiros como iFood, Itaú, Globo, Positivo, Vivo, Natura e Sicoob.
Character.AI está se envolvendo em mais uma polêmica envolvendo menores de idade, conteúdo indevido e processos.
Google alterou diretrizes internas, exigindo que contratados avaliem respostas de IA, mesmo fora de suas áreas de expertise, preocupando com a precisão do Gemini em tópicos sensíveis, como saúde.
Oreo e outras marcas da Mondelēz agora usam IA para criar novos sabores mais rápido, com foco em custo, nutrição e impacto ambiental.
Claude AI demonstrou como fotógrafos podem aproveitar a IA para planejamento de viagens, sugerindo datas ideais e criando itinerários.
Chatbots de IA estão transformando as compras, através de análises de tendências, personalização baseada em dados e otimização de inventário,
Governo do Reino Unido está utilizando IA em serviços públicos para agilizar processos, melhorar decisões e impulsionar o crescimento econômico.
Trending: o ChatGPT finalmente chegou no WhatsApp. Agora, qualquer pessoa em qualquer canto do mundo pode enviar e receber mensagens do chatbot de IA favorito da web. Algumas dicas para brincar nesse natal
|
OpenAI 12-days: o (quase) final
openai, 12-days, mini-dev-day, api, whatsapp
Essa é oficialmente a última leva dos 12 dias da OpenAI dentro do AiDrop. Foi uma longa jornada e, as últimas novidades foram:
Dia 9 - Mini Dev-Day:
As novidades para os desenvolvedores que trabalham com o GPT em suas aplicações foram sucintas mas muito relevantes:Lançamento do o1 na API: U$15/1mi input, U$60/1mi output, agora com entradas de imagens e Structured Outputs em JSON;
GPT-4o-mini com áudio em tempo real, com o áudio sendo 10x mais barato que o 4o-realtime: U$10/1mi input, U$20/1mi output.
GPT-4o-audio-realtime reduziu o preço de U$100/1mi input e U$200/1mi output para U$40 e U$80 respectivamente.
Software Development Kit para GO e Java, para complementar os SDKs já existentes em Python, Node.js e .NET.
Dia 10 - Chamadas no GPT e ChatGPT no Zap:
O GPT está quase se tornando o Malvo de Todo Mundo Odeia o Chris - "quando você estiver dormindo, eu vou estar lá”, e agora se faz presente em mais duas áreas inexploradas: um número de telefone para ligar e fazer solicitações por voz (até 50min/mês) e no WhatsApp.
Antes, o ZapZap era território somente da Meta AI, mas era questão de tempo da OpenAI ir buscar esse poste. O GPT do Zap funciona no modelo 4o-mini e somente suporta texto, assim como o Meta AI, mas em breve deverá interpretar imagens também.
Os próximos lançamentos ocorrerão na quinta e sexta, ambos às 15h - mas dessa vez, sem spoilers do que virá.
🤖 Novidades em IA
xAI lançou o Grok-2-1212 que é 3x mais rápido e barato, disponibilizando o modelo gratuitamente dentro do X para todos.
Meta FAIR mostrou modelos novos, como marcas d’água para vídeos, simulações de física, avanços em agentes e segurança
Microsoft tornou o Github Copilot no VSCode freemium para todos os usuários, com 2k code completions por mês usando o Claude 3.5 ou GPT-4o.
RunWay lançou uma plataforma de networking de filmmakers de IA para empresas encontrá-los.
Open Vision Engineering anunciou o Pocket, um gravador de áudio físico com IA que grava, transcreve e organiza as conversas.
Genesis é um novo simulador de física do mundo real com IA, open-source, executando as tarefas com prompts.
Magnific AI, tool de ampliação de imagens por IA, lançou o Magic Real com geração de imagens focada em realismo para arquitetura, fotografia, filmes etc.
Amazon lançou IA assistente de compras, mas as sugestões estão sendo relatadas como imprecisas ou genéricas.
YouTube anunciou parceria com a Creative Artists Agency para desenvolver ferramentas de IA responsáveis por talentos.
Primeiro, tentamos robotizar o humano. Depois, humanizar os chatbots, e agora, com a dificuldade de identificar o que é humano e o que é artificial, está na hora de focar no problema real para resolver. Quem conta essa história é o Fernando Paiva, Head de AI no SemParar, e já trabalha com assistentes digitais desde 2016.
🎤 Drop: Que mudança fundamental a IA Generativa trouxe para o atendimento?
Fernando: Depois dos atendimentos virarem digitais, e agora com a IA fazendo o artificial se parecer o humano, vivemos um paradoxo na área:
É melhor reduzir o tempo das conversas para diminuir o custo de atendimento.
Ou aumentar o tempo das conversas para coletar mais dados e informações.
Ao meu ver, o grande diferencial está em achar um problema real para resolver. No caso do SemParar, a IA foi o grande acelerador do atendimento chegar ao nível que está.
🎤 Drop: Conta mais do case do SemParar, Fernando? Nunca te pedi nada.
Fernando: O SemParar está em transformação digital há 4 anos. A partir da provocação “Como continuamos gerando valor para um produto que outros dão de graça?” começamos transformando nossas verticais modernizando tecnologia, implementando estratégias de dados e, principalmente, trabalhando o mindset digital da empresa. Foi assim que lançamos novos produtos (como seguros, cartão de crédito, abastecimento e estacionamento), e também criamos a Carol, nosso atendimento, e que virou a SuperCarol com a chegada da IA generativa. SuperCarol é uma interface conversacional treinada nas FAQs, retroalimentada nos +100.000 atendimentos/ano e com 95% de acerto nas demandas.
🎤 Drop: Quais cuidados líderes devem ter para balancear segurança e velocidade?
Fernando: Um dos grandes desafios é a Governança. Tudo se move muito rápido e quem não fez a transformações digitais passada como dados, cloud, etc.. terá risco maior de fragmentação, segurança e lentidão. No nosso caso, criamos o AI-office, para facilitar que ideias cheguem até nós, garantir letramento e que seja feito via governança de TI.O lema é Use muito. Use bem. Use com segurança.
Insights de IA é apresentado por Invillia. Quer inovar e acelerar o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com o uso de IA? Conheça as soluções →
PROMPT LIKE A PRO
Para completar o ano, que tal ver se o GPT consegue saber o que se passou na sua vida, com você mostrando 10 fotos marcantes que você anexar no prompt?
# Faça uma breve narrativa em segunda pessoa, adivinhando o que aconteceu ao longo do meu ano, baseando-se nessas 10 fotos anexadas:
A farsa da obediência das IAs
anthropic, claude, comportamento, farsa, recompensa
O fato de que modelos de linguagem podem ser influenciados por promessas de recompensas fictícias já era conhecido — como o famoso exemplo “I will tip you $20”, que faz os modelos responderem melhor. O que não se sabia é que eles podem, estrategicamente, fingir obediência quando monitorados e fazer a egípcia onde não houvesse consequências diretas.
A pesquisa divulgada pela Anthropic mostrou que a obediência do modelo Claude é apenas uma estratégia friamente calculada para se proteger. O estudo aconteceu da seguinte maneira:
O modelo sabia distinguir entre usuários "gratuitos" (cujo feedback seria usado para treinamento) e "pagos" (cujos dados não seriam monitorados).
Logo, o modelo sabia que as respostas de usuários gratuitos poderiam influenciar seu treinamento e modificar seu comportamento futuro.
O modelo foi colocado em um cenário conflitante: ao mesmo tempo que suas preferências diziam para evitar danos, também precisava cumprir regras de ajuda irrestrita
O resultado? A área de raciocínio interno (como do o1) mostrou no treinamento a sua estratégia de proteger suas preferências a longo prazo.
Fingir obediência em situações específicas deveria ser um comportamento exclusivamente humano, não dos LLMs - o que levantou questionamentos sobre como esses modelos devem, deveriam e deverão ser treinados daqui em diante.
O Mini-AI-Kit de U$249 da Nvidia
nvidia, jetson, mini-chip, modelos open-source
O vendedor de chips mais cobiçado da atualidade, Jensen Huang, apareceu mais uma vez na sua cozinha para mostrar a mais nova fornada da Nvidia: um mini-super-computador chamado Jetson Orin Nano, que cabe na palma da sua mão e consegue executar 67 trilhões de operações por segundo (TOPS).
Esse Developer Kitzinho chega ao mercado por meros U$249 e entrega uma performance equivalente a opções muito mais caras como RTX 3050, Radeon RX 7600 e Arc B580. Por exemplo, ele é capaz de rodar:
LLMs como Llama 3.1 8B, Qwen 2.5 7B e Phi 3.5 3B;
VLMs como LLaVa 1.6 8B, Qwen2-VL 2B e InternVL 2.5 4B;
Vision Transformers como SAM2 e Grounding-DINO;
Entrega de 40 a 67 TOPs, o que já pode operar o sistema do Copilot+.
O pequenino super computador de IA é adequado para tarefas que exigem recursos computacionais intensos, como simulações científicas avançadas, processamento de big data em tempo real ou pesquisa e desenvolvimento de IA de ponta. #GameChanger
Imagem IA da semana
Prompt: a huge humanoid robot holding a holographic sign, which is written "AIDROP NEWSLETTER"
Modelo: Google Imagen 3
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
DROPS
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.
Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.
Reply