• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 O Prêmio Nobel vai para... IA!

🤖 O Prêmio Nobel vai para... IA!

+ os detectores de IA e a corrida da ByteDance

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: alguém criou um stream no Twitch, gerado por IA, com um debate entre os dois candidatos à vice-presidência dos EUA, rodando 24/7. A IA escolhe os temas com base no chat e interage com os usuários.

No drop de hoje, repetindo a palavra IA 55x:

  • ByteDance: correndo atrás dos dados prejuízo

  • Prêmio Nobel: vai para a inteligência artificial

  • Detectores de IA: realmente funcionam?

  • Gradio 5: update no rosto dos apps open-source

  • Prompt Like a Pro: Humanizador de textos

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

ByteDance: correndo atrás dos dados prejuízo

bytedance, scrapping, gptbot, bytespider, claudebot 

A esta altura do campeonato, já ficou claro que os LLMs estão se tornando commodities e convergindo para um mesmo ponto. Mas para chegarem no mesmo ponto, precisam ter acesso a uma mesma quantidade de dados. Logo, temos…

De um lado, as empresas de mídia e social media correm para criar planos de licenciamento e monetizar seus dados.
De outro, as empresas de IA raspando o máximo de conteúdo da web que conseguirem para alimentar seus monstrinhos antes que precisem pagar por isso.

E como não há quantidade de estagiários o suficiente no mundo para raspar manualmente todo conteúdo da web, cada player desenvolveu o próprio bot crawler:

  • OpenAi criou o GPTBot

  • Anthropic criou o ClaudeBot

  • ByteDance criou o ByteSpider

  • Meta criou o Facebookbot e Meta-ExternalAgent

  • Google criou o Google-Extended

  • E já tem até bot raspador open-source, o CCBot.

Segundo o site de monitoramento de bots de scraping Dark Visitors, o ByteSpider da ByteDance é 25x mais rápido que o GPTBot e 3000x mais rápido que o ClaudeBot. Assim como os demais, também ignora as instruções do robot.txt (uma linha de código que informa aos web scrapers quais dados ele pode ou não acessar em um site) e faz a limpa em geral, tendo mais atividade que todos os demais nas últimas semanas.

Na corrida chinesa de IA, os principais players são o Ernie Bot da Baidu e o Doubao da ByteDance, que foi lançado em Agosto do ano passado. Em Maio, a empresa também lançou os Doubao LLMs para Enterprise, além das parcerias para desenvolvimento de chips com a Huawei e com a TSMC.

🤖 Casos de Uso

Apple Intelligence deverá ser lançado na segunda-feira de 28 de outubro, de acordo com vazamentos.

Adobe anunciou o Content Credentials, uma plataforma que protegerá os trabalhos dos criadores e controlará o uso dos conteúdos no treinamento de IA.

OpenAI assinou uma parceria com a Hearst para ampliar o conhecimento do GPT com mais de 60 jornais e revistas que proverão conteúdo.

Grindr está desenvolvendo uma “IA cupido” para o seu app que será capaz de encontrar parceiros em potencial, marcar encontros e interagir com outros cupidos.

Amazon está adicionando 10x mais robôs a sua frota de veículos elétricos, que também terão câmeras de IA mostrando aos motoristas quais caixas pegar em cada parada.

Zoom acaba de lançar um conjunto de novidades de IA, incluindo um companheiro de IA 2.0, um plano complementar de IA personalizado, avatares personalizados e muito mais.

Cientistas da Penn State criaram uma “língua eletrônica” alimentada por IA que pode identificar diferenças em líquidos, detectar deterioração de alimentos e mais.

Stripe anunciou a expansão de sua parceria com a NVIDIA, permitindo acesso global aos serviços de IA em nuvem e aproveitando para melhorar a detecção de fraudes.

O Prêmio Nobel vai para… a Inteligência Artificial

premio nobel, prêmio, química, física, google, deepmind 

Os ganhadores do Prêmio Nobel deste ano começaram a ser anunciados. E assim como as empresas que mais cresceram, as startups que mais captaram, os produtos que mais bombaram… possuem as letrinhas mágicas: IA!

→ Prêmio Nobel de Física de 2024

Foi para os cientistas Geoffrey Hinton e John Hopfield, pelo trabalho inovador em machine learning e redes neurais artificiais, que construiu a base para o boom de IA.

  • Hinton é conhecido como o “Poderoso Chefão da IA”. Ele criou uma startup em 2012, que foi adquirida pelo Google logo depois por $44. Por lá ele ficou até 2023, quando renunciou para tocar as sirenes e expressar preocupações sobre os perigos potenciais das tecnologias de IA que ajudou a desenvolver.

  • Hopfield não trabalhou no Google, mas é professor de Princeton aos 91 anos e desenvolveu um modelo de rede em 1982 que imita como o cérebro recupera memórias. Suas pesquisas foram utilizadas por Hinton e Google.

Apesar de ambos os cientistas terem ajudado a criar a indústria de Inteligência Artificial de hoje, nenhum deles está totalmente confortável com o que o futuro reserva para a tecnologia. Hilton chegou a dizer que é particularmente orgulhoso por um de seus alunos ter demitido Sam Altman - segundo ele, Sam está muito menos preocupado com a segurança da IA ​​do que com os lucros.

→ Prêmio Nobel de Química

Foi para o trio de cientistas Demis Hassabis, John Jumper e David Baker, que produziram avanços importantes no estudo de proteínas, as moléculas complexas que operam o funcionamento dos organismos vivos.

  • Hassabis e Jumper são dois químicos funcionários da DeepMind, divisão de Inteligência Artificial do Google, e são as mentes brilhantes por trás do AlphaFold, uma maneira automatizada de determinar a geometria de uma molécula orgânica com milhares de átomos a partir de sequências de aminoácidos, que por sua vez é determinada pelo código genético contido nas sequências de bases do DNA.

  • Baker, da Universidade de Washington, criou um outro sistema computacional, o RoseTTAfold, capaz de projetar novas proteínas a partir de uma forma desejada, criando um código genético capaz de sintetizá-la.

Além da humanidade e dos cientistas, quem sai ganhando é o Google, que já tem muito bem definido quem vai para as plaquinhas de funcionário do mês. Por outro lado, quem fica em uma posição difícil é o DOJ, que nesta mesma semana precisa apresentar um plano para “fatiar” o Google e quebrar seu suposto monopólio.

🤖 Novidades em IA

Eric Schmidt, ex-CEO do Google, disse que os avanços em IA devem ter prioridade sobre as metas climáticas, afirmando: "Não vamos atingir as metas climáticas de qualquer forma, porque não estamos organizados para isso."

Nvidia e pesquisadores da Peking University lançaram o EdgeRunner, um novo modelo para geração de malhas 3D detalhadas e em alta qualidade.

Anthropic desafia a OAI em API Batch e barateia o custo em 50% para solicitações em batch, com até 10.000 pedidos simultâneos.

Hailuo AI da MiniMax lançou um novo recurso de imagem para vídeo, junto com novos controles de estilo e processamento e controle aprimorados.

Trending

“We, Robot”, o evento da Tesla

Elon Musk sobe ao palco hoje, as 23h no horário de Brasília, com transmissão pelo X.

Espera-se que revele o projeto da empresa para um robô-táxi dedicado, um Tesla projetado exclusivamente para transportar passageiros sem motorista.

AI Detectores funcionam? Descubra agora mesmo!

(esse título foi gerado por IA e não foi detectado)

ai detector, robôs, artigos, acadêmicos, detecção

Quanto mais estudantes e universitários finalizam suas tarefas de casa e TCCs em tempo recorde, mais os professores e docentes utilizam detectores de IA para tentar descobrir se o material foi escrito por humano ou máquina. Mas, será que os detectores realmente funcionam?

Para responder essa pergunta, o co-founder e Chief Data Science da TrustInsights.ai, Christopher Penn, passou um detector na Declaração de Independência dos Estados Unidos, publicada há 246 anos. O resultado? ZeroGPT deu 97% de chance do conteúdo ter sido gerado por IA.

Esse problema ocorre por duas razões:

  • Esses detectores usam métricas simples como “perplexidade” (quão previsível é o texto) e “burstiness" (quanto o estilo de escrita varia), que podem ser enganadas por textos antigos, formais ou que tem pouca variação no estilo.

  • Eles utilizam modelos menores e mais baratos de IA, que são treinados com textos que incluem textos clássicos (como a própria declaração). É como se fosse um aluno lendo a resposta no livro 5 min antes da prova.

O problema fica ainda mais grave nos artigos acadêmicos, já que muitos autores estão usando IA para realizar pesquisas e, às vezes, até escrever ou reescrever partes do trabalho de maneiras sofisticadas para burlar os detectores. Em resposta ao aumento do uso da IA, várias revistas científicas estão implementando diretrizes rigorosas.

O veredito de Penn? Detectores de IA são inúteis!

PROMPT LIKE A PRO

Falando em não ser pego no pulo usando GPT, esse prompt vai ajudar você a humanizar seus textos:

Prompt:

# Reescreva este texto de maneira mais humana e envolvente.
## Use um tom de conversa natural, como se estivesse falando diretamente com alguém.
## Inclua expressões e interações que transmitam empatia, leveza e uma abordagem amigável.
## Evite termos excessivamente formais ou técnicos, e busque uma proximidade emocional com o leitor, oferecendo exemplos do dia a dia e inserindo toques de humor, onde apropriado.
## O objetivo é que o leitor se sinta conectado e compreendido, como se estivesse lendo uma mensagem de um amigo, tornando uma leitura leve.

via X

Gradio 5: Apps open-source de cara nova

gradio, open-source, python, interface, biblioteca

Quando disseram que nem todo herói usa capa, esqueceram de dizer que alguns deles também são open-source. Conheça o Gradio, uma biblioteca desenvolvida em Python que surgiu como uma solução com interfaces interativas para modelos de machine learning, com suporte a diversos tipos de dados.

A ideia central por trás do Gradio é democratizar o acesso a modelos complexos sem que eles precisem codar um caminhão de arquivos para utilizá-los, permitindo que usuários sem conhecimentos técnicos possam interagir através de interfaces intuitivas.

O projeto deu tão certo que, em 2021, a maior biblioteca de modelos open-source do mundo, Hugging Face, adquiriu o projeto.

Desde a compra, a biblioteca foi completamente integrada ao HuggingFace para a execução dos modelos lá lançados diariamente. Essa semana foi anunciado um esperado update pela comunidade, o Gradio 5 que trouxe:

  • Renderização do lado do servidor → essa funcionalidade permite que as aplicações sejam carregadas quase instantaneamente.

  • Streaming em tempo real → para modelos como o Moshi que exigem baixa latência, agora o Gradio suporta streaming de baixa latência para aplicações como detecção de objetos via webcam e transcrição de fala in-real-time.

  • AI Playground → uma funcionalidade experimental que permite aos devs gerar ou modificar aplicativos usando IA diretamente no navegador.

  • Um design novo aplicado → os componentes da UI foram atualizados, dando uma cara nova.

AI Fight Club dessa semana

Um novo desafiante entra no Top 5: Gemini-1.5-Pro-002!

Pelo fato de ter recebido poucos votos (que se classificam como “avaliações”), sua margem de erro ainda é instável de +7/-6 pontos. Além disso, o 4o-latest superou o o1-preview no Arena Score.

Rank + Nome

Score / Margem de erro

Votos

- GPT-4o-latest (03-09-24)

1.338 (+3/-5)

24.135

- o1-preview

1.335 (+5/-5)

13.725

- o1-mini

1.314 (+5/-5)

13.988

- Gemini-1.5-Pro-002

1.304 (+7/-6)

8.872

- Gemini-1.5-Pro-Exp-0827

1.299 (+4/-4)

32.414

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Anuncie nos DROPS

Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.