- AiDrop
- Posts
- 🤖 Profeta AI antecipando catástrofes
🤖 Profeta AI antecipando catástrofes
+ os casos de uso da Microsoft, Adobe, Grok, McAfee, BestBuy...

Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: como se não bastasse Peter Thiel dizer que “se desenvolvermos AGI, poderemos finalmente chamar a atenção de Deus porque ele terá concorrência”, uma pesquisa entre as Fortune 500s identificou que 56% delas citaram a IA como um “fator de risco” em divulgação recente.
No drop de hoje, repetindo a palavra IA 52x:
Os robôs Made-in-China e Used-in-the-World
O Profeta IA prevendo catástrofes
OpenAi fazendo as pazes com as empresas de Mídia
Me Explique como se eu fosse uma criança: Backpropagation
Os Casos de Uso: Microsoft, Adobe, OpenAi, Ideogram, Gorilla Team, Story Diffusion, Grok, McAfee, Best Buy
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

Os robôs Made-in-China e Used-in-the-World
robôs, humanoides, agibot, unitree, astribot, figure

Embora não apareça constantemente aos olhos do ocidente, a China está evoluindo rapidamente na área da IA aplicado à robótica. Depois da Figure mostrar seus robôs fabricando carros na BMW, as startups chinesas resolveram tirar seus coelhos da cartola robôs do armário:
AGIBOT: robôs com braços robóticos e mãos articuladas, equipados com detector tátil e de peso para utilização de ferramentas de precisão como estiletes e agulhas.
Unitree: um modelo humanóide com uma movimentação ágil e precisa utilizando machine learning que já dá uma de zagueirão levando chute nas canelas e empurrões.
Astribot: outro modelo humanoide sob esteiras equipado com controle VR remoto que foi desenvolvido principalmente para tarefas domésticas como limpar, cozinhar e dobrar roupas.
Os robôs podem até ser Made-In-China, mas muito em breve serão Used-In-The-World. As startups já começaram a produzi-los em massa e devem chegar ao mercado a um preço hiper-competitivo com as soluções do ocidente - a Unitree, por exemplo, revelou que o Robocop chegará às lojas pela bagatela de U$16k.

🤖 Casos de Uso
Microsoft revelou novos modelos do Phi: 3.5 Mini com 3.8B, 3.5 MOE de 42B, e 3.5 Vision, todos com 128k de contexto.
Adobe liberou um recurso chamado Magic FixUp, que conserta as imagens automaticamente com IA.
OpenAI lançou o fine-tuning no GPT-4o e está disponibilizando 2M tokens gratuitos por dia para FT no GPT-4o-mini.
Ideogram anunciou sua segunda versão, criando imagens ultrarrealistas (ou artísticos) com textos perfeitos.
Gorilla Team mostrou uma evolução no método de avaliação de LLMs com o BCFL V2, melhorando a qualidade dos testes.
Story Diffusion, um modelo text-to-video open-source está disponível agora no GitHub, uma alternativa aos RunWay, Kling AI etc.
Grok 2 (o modelo maior) agora está disponível para os usuários do X Premium, após uma semana de testes para melhorar a velocidade.
McAfee lançou um software de detecção de deepfake baseado em IA para PCs Lenovo, visando proteger os usuários contra golpes gerados por IA.
Best Buy introduziu o rastreamento de entrega baseado em IA onde clientes podem acompanhar atualizações minuto a minuto.
![]() | Trending: Midjourney, o modelo criador de imagens com IA, está temporariamente aberto ao público para geração de imagens gratuitas e sem a necessidade de usar o Discord. |

Profeta AI antecipando catástrofes
pesquisa, pontos de inflexão, previsão, tongji

O filme De Volta para o Futuro apresentava um futuro (para o ano de 2015) onde a previsão do tempo teria precisão de segundos. Agora, em pleno 2024, cientistas chineses estão usando IA para prever não apenas a meteorologia, mas também pandemias, desastres naturais e colapsos ecológicos, os chamados “Ponto de Inflexão”:
O que são os pontos de inflexão?
São as primeiras peças de um dominó interminável a caírem.
De modo objetivo, esses pontos podem desencadear mudanças drásticas ou até irreversíveis em um sistema, seja ele ambiental, social ou econômico, como um desmatamento se iniciando até o ponto de se tornar um deserto.
Por exemplo: se a camada de gelo da Groenlândia colapsar, também reduzirá a queda de neve na parte norte da ilha, aumentando drasticamente o nível do mar e tornando irrecuperáveis grandes partes do país.
Como funciona a IA chinesa?
Depois de treinar as redes neurais com dados suficientes, os cientistas realizaram um teste prático com um problema do mundo real: a transformação de florestas tropicais em savanas.
Usando +20 anos de satélites de três regiões da África Central que já passaram pela transição repentina e adicionaram informações sobre precipitação e cobertura de árvores.
O resultado? A IA previu com precisão o que aconteceria na região.
Agora os pesquisadores de Tongji estão treinando a IA para se tornar um tipo de vidente digital, usando termos simples para examinar o passado buscando prever eventos futuros que podem gerar mudanças catastróficas para sociedade.

Me explique como se eu fosse uma criança: Backpropagation
![]() | Backpropagation ou Retropropagação do erro É um método usado para ajustar as "conexões" no cérebro do robô ou rede neural para que ele aprenda a fazer algo melhor com o tempo. Por exemplo: imagine que você tem um robô a jogar basquete. No começo, ele não é muito bom, mas cada vez que ele erra, você lhe diz o quão longe ele estava de acertar. Com essa informação, ele faz ajustes e arremessa novamente. Esses ciclos de feedbacks e reiteração são o conceito de Backpropagation. |
OpenAI fazendo as pazes com empresas de mídia
openai, condé nast, mídia, vogue, parceria

Foi-se a época em que startups podiam simplesmente raspar a web em busca de dados para treinar seus modelos de IA sem pedir licença e nem pagar por isso. Inúmeros processos, greves e acusações depois, elas jogaram a toalha e começaram a fechar parcerias com publishers.
Puxando a fila, novamente, vem a OpenAI, que acaba de formalizar mais uma parceria, dessa vez com a gigante Condé Nast. Apesar dos valores e termos não terem sido divulgados, a OAI poderá treinar seus modelos e utilizar o conteúdo das seguintes marcas em seus produtos:
GQ
Wired
Vogue
Glamour
Vanity Fair
Bon Appétit
The New Yorker
Architectural Digest
Condé Nast Traveller
Essa não é a primeira - e nem será a última - arma do arsenal de parcerias midiáticas de Sam Altman, que já inclui: as imagens da Shutterstock, as marcas como The Verge, Vox e Polygon da Vox e as publicações da Axel Springer como Politico, Business Insider, etc.
Desde o anúncio do SearchGPT já foi especulado que a OpenAI abriria vias de monetização através de anunciantes, assim como a Perplexity o fez. Como o buscador ainda não está aberto ao público, basta aguardarmos para saber os resultados.

cAIxa da Semana

(dev) Zed, um editor de código colaborativo entre humanos e IA.
(cx) Hamming, teste seu agente de voz contra +1k usuários fictícios.
(mkt) MolyPix, crie designs fáceis de editar usando textos.
(produto) Evidently, avalia, testa e monitora produtos de IA.
(art) FaceTune, crie música analisando suas emoções faciais.
(personal) Mynd, um amigo-IA que apoia sua saúde mental 24/7.
Indique o AiDrop e libere a cAIxa inteira!
Você tem 0 indicações, faltam 3 para ganhar cAIxa de ferramentas

PROMPT LIKE A PRO

Use este prompt para modelar o aprendizado de novas habilidades, aplicando o método SMART para definir metas e superar desafios em cada fase do processo educacional.
Prompt:
# Aja como um Pesquisador Educacional especializado em dinâmicas de aquisição de habilidades.
## Com base em sua expertise, trace uma curva de aprendizado hipotética para **[tópico]**, garantindo marcar etapas críticas como introdução, domínio inicial, platô e domínio avançado, utilizando o método SMART para definir metas claras em cada fase.
## Considere fatores externos potenciais que podem influenciar a velocidade da progressão, e sugira metodologias ou estratégias SMART que poderiam ser empregadas para suavizar a curva.
## Ofereça uma análise detalhada passo a passo de como alguém pode transitar de uma fase para outra, e os desafios que podem encontrar, sempre alinhando as estratégias de aprendizado com objetivos **Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais**

MEME

Ai Break Dance
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Conheça outros DROPS
TechDrop : Notícias inteligentes - sem ser chatas - de tecnologia e negócios, todas as segundas, quartas e sextas, às 6h direto no seu inbox.
MoneyDrop : o dinheiro fala, a gente traduz e desenha todas as terças e quinta, às 9h.
Anuncie nos DROPS
Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →
Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply