- AiDrop
- Posts
- 🤖 Os robôs usando o GPT para fabricar BMWs
🤖 Os robôs usando o GPT para fabricar BMWs
+ A Nvidia 'roubando' da Netflix e do YouTube

Hey, Droppers!
Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: a Intel, que perdeu impressionantes 50% de valor de mercado este ano, passou a oportunidade de investir na OpenAi em 2017 pois o ex-CEO achava que os modelos de IA não seriam grandes tão cedo.
No drop de hoje, repetindo a palavra IA 52x:
Figure: os robôs usando o ChatGPT para fabricar BMWs
Nvidia: coletando 400k horas de vídeo por dia
FLUX.1: um novo MidJourney mas open-source
Casos de uso: OAI, Petrobras, Google, Anthropic, Mistral, ByteDance, Suno, Audible, Verizon
Me explique como se eu fosse uma criança: LoRA
Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

Os robôs usando o GPT para fabricar BMWs
figure, bmw, openai, robô, humanoide, microsoft, nvidia

Na estética mais Terminator possível, o novo modelo do robô humanoide da Figure, que já trabalha nas fábricas da BMW, é o hardware com IA mais avançado do mundo!
O Figure 01 já era capaz de reconhecer ambientes e executar tarefas precisas como conversar, identificar e mover objetos.
O Figure 02 vem com avanços incrementais em todos aspectos em relação com seu irmão mais novo:
6 câmeras que proporcionam visão 360°, microfones, alto-falantes;
Parceria com a OpenAI para o modelo VLM (Visual Language Model);
Bateria com duração de 20h de trabalho ativo;
Mãos ainda mais articuladas;
3x mais poder computacional/velocidade de resposta.
Para tirar a visão do papel, a Figure fechou parcerias estratégias com:
Microsoft: que alocou H100 NDs para treinamento dos LLMs.
Nvidia: que ajudou no treinamento e nos hardwares.
OpenAi: que desenvolveu os modelos mais avançados.
Os primeiros impactados pela IA foram setores dependentes de software, são os setores dependentes de hardware que prometem causar a maior revolução.
→ Software: atendimento ao cliente, copywriting, vendas, marketing.
→ Hardware: manufatura, indústria, fábricas, agricultura.
A cada passo que os robôs da Figure dão, o futuro utópico com fábricas comandadas por robôs trabalhando 24/7 se tornam cada vez mais presentes.

Casos de Uso
OpenAI soltou ~do nada~ uma versão nova do GPT-4o com sua API 50% mais barata junto com a função de Outputs de JSON estruturados e investiu $60mi na startup de webcam Opal.
Petrobras lançou a Lê-AI, modelo que usa IA para investigar o enriquecimento ilícito de funcionários através de informações privilegiadas.
Google veio na surdina e lançou o Gemini 1.5 Pro no Google AI Studio na versão 08-01 Experimental e chegou ao Top 1 na Chatbot Arena.
Anthropic contratou o cofundador da OpenAI, John Schulman, que deixou sua criação para se juntar à concorrência. Confira o que aconteceu com os demais co-founders.
Mistral agora tem seus próprios agentes de IA. Semelhante aos GPTs customizados e aos Projetos Claude, o Mistral também possui uma versão alfa de agentes em sua plataforma.
ByteDance, dona do TikTok, entrou na briga com uma AI de vídeos generativos para competir com a Kling AI (do rival KWAI), RunWay e Sora.
Suno, AI de músicas generativas, está brigando nos tribunais alegando Fair Use na briga contra Universal, Sony, e Warner.
Audible começou a testar o recurso de pesquisa baseado em IA “Maven” para fornecer recomendações personalizadas de audiolivros com base nas consultas dos usuários.
Verizon implantou IA e machine learning para prever e prevenir cortes nos cabos de fibra, aprimorando os esforços de proteção de rede.
![]() | Trending: Sam Altman revelou em um tweet que foi atingido o “Level 2” da AGI. Caso você não lembre da edição anterior, isso se refere a: “Raciocinadores (capacidade de resolver problemas nível PhD)”. GPT-5 is coming… |

Nvidia coletando 400k horas de vídeo por dia
nvidia, scraping, videos, netflix, dados

Já ficou claro que o gargalo das empresas de IA é o acesso a quantidades massivas de dados para treinar seus modelos. Mas a Nvidia encontrou um jeitinho (ilegal) de resolver o problema: roubar baixar o equivalente a 80 anos de vídeos do Youtube / Netflix todos-os-dias.
De acordo com documentos vazados (e-mails, documentos, mensagens do Slack), o projeto nomeado Cosmos, a empresa está usando conteúdos em vídeo de terceiros para treinamento produtos como Omniverse 3D, sistema de carros autônomos, avatares digitais e DLSS.
De fevereiro a maio, cerca de 38,5 milhões de URL foram raspadas, sendo 40% de conteúdos de qualidade cinemática.
De acordo com o vazamento, vários empregados eram instruídos a baixar vídeos para treinar as IAs da Nvidia, e mesmo com eles questionando os direitos legais, o vice-presidente respondeu:
“Isso é uma decisão executiva. Nós temos permissão para coletar esses dados.”
Zoom Out: Se antes da IA os dados já eram considerados o novo petróleo, agora já podem ser considerados o novo ouro. As empresas de IA ainda não são obrigadas a revelar as fontes dos dados que usam para treinar seus modelos, mas, com o crescente número de processos judiciais, o pagamento pelo licenciamento de dados de terceiros se torna uma das indústrias que mais cresce.

Me explique como se eu fosse uma criança: LoRA
![]() | LoRA: (Low-Rank Adaptation) Imagine que você tem um robô que sabe fazer bolos de chocolate. Mas agora você quer que ele também faça bolos de morango. Ao invés de ensinar tudo do zero, basta mostrar algumas novas receitas de morango para ele. Assim, ele aprende a fazer bolos de morango sem esquecer como fazer os de chocolate. LoRA basicamente se resume em: ensinar novas capacidades para uma IA de um jeito fácil e rápido, sem esquecer o que ela já sabe. |
FLUX.1 - um novo MidJourney mas open-source
flux, midjourney, gen IA, open-source

Enquanto de um lado da força temos os gigantes fechados Dall-E 3 e o novo MidJourney V6.1 com imagens incríveis, do outro temos o FLUX.1 da incumbente startup chamada Black Desert Labs, que veio querendo desbancar a hegemonia das concorrentes.
O FLUX saiu do forno com três opções:
Schnell → Licença Apache 2.0, livre para uso comercial e vendas
Dev → Livre para uso não-comercial, para quem quer testar
PRO → Disponível somente via API (essa versão é paga)
Diferente das concorrentes, o FLUX.1 é open-source e já destronou as pioneiras nos benchmarks com menos erros e, mais importante que isso, capacidade de escrita nas imagens - uma dor que só quem já tentou criar uma imagem com textos sabe.
O fato de ser open-source permite que a comunidade crie modelos fine-tuned, que melhoram a qualidade de criações específicas por modelo.
Por exemplo, os Stable Diffusion 1, 2 e XL possuem diversos Checkpoints (modelos treinados a partir da base) que cumprem funções específicas.
Esses Checkpoints trabalhando junto com LoRAs e DoRAs chegam em resultados até superiores ao MidJourney. Agora imagine isso em um modelo base como o FLUX, que já possui uma alta precisão.
Quer ver alguns exemplos do que já está sendo criado? Se liga aqui →
Não quer pagar o FLUX PRO mas quer usar o novo brinquedinho?
Basta acessar o modelo pela sua conta do GitHub por aqui →
(usos limitados)

cAIxa da Semana: Geração e Edição de Imagens

Tema do dia: geração e edição de imagens.
Ideogram: além de criar ótimas imagens, cria logotipos
Civit: baixe checkpoints, LoRAs ou testes online.
Playground: crie, edite e se inspire com referências.
Leonardo.ai: criação com diversos modelos
Flux Image Generator: teste o Flux com menos steps, gratuitamente
Lexica: gere imagens e veja uma galeria enorme
*todas ferramentas dão opções gratuitas. Se usar, conta pra gente como ficou?
Você têm 0 indicações, faltam 3 para ganhar acesso a caixinha de ferramentas cAIxa de ferramentas

PROMPT LIKE A PRO

Quando você estiver em dúvida de qual opção escolher sobre alguma decisão importante (ou não), use o GPT para te ajudar a desenvolver melhor a ideia:
Prompt 1: Prós e contras
# Analise os prós e contras do [tópico 1] vs [tópico 2]
## Seja detalhista, sincero e realista.
Prompt 2: Argumentação# Estou em dúvida entre decidir se faço [tópico 1] ou [tópico 2]
# Determine um argumento positivo e um negativo para cada uma das opções.
Prompt 3: Pensando como outra pessoa
# Preciso tomar uma decisão entre [tópico 1] e [tópico 2]
# A partir de agora você é Platão. Me diga o que você, Platão, falaria sobre cada uma das opções, dissertando sobre o assunto com argumentos positivos e negativos.
(Essa última, além de funcionar, é muito divertida)

MEME

O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Conheça outros DROPS
TechDrop : Notícias inteligentes - sem ser chatas - de tecnologia e negócios, todas as segundas, quartas e sextas, às 6h direto no seu inbox.
MoneyDrop : o dinheiro fala, a gente traduz e desenha todas as terças e quintas, às 9h.
Anuncie nos DROPS
Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →
Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply