• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Uma consulta com Dra. Siri

🤖 Uma consulta com Dra. Siri

+ Casos de Uso: Coors Light e cerveja, Globo com 130 projetos de IA e mais...

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: nesse 1° de abril, cibercriminosos estão usando IA para criar ataques de phishing altamente sofisticados, com deepfakes de áudio e vídeo. Uma boa hora para proteger seus familiares no grupo do WhatsApp.

No drop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

  • Anthropic: o Claude no microscópio

  • Apple: um médico digital a caminho

  • Amazon Nova Act: a fábrica de agentes de IA

  • Os Casos de Uso: BestBuy, Coors Light, Amazon, Globo, Banco Sathapana, Pesquisadores

  • Me explique como se eu fosse uma criança: Foundation Models

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

Claude no microscópio dos pesquisadores

anthropic, estudo, confiabilidade, raciocínio

Já pensou em como seria colocar uma IA no microscópio e entender como cada célula desse organismo digital se comporta? A Anthropic está fazendo quase isso: estudando passo a passo como o Claude pensa e age.

A própria empresa é quem diz: “se modelos de IA são treinados e não programados, não entendemos grande parte das coisas que eles fazem”. Decididos a mudar essa realidade, lançaram um novo estudo para abrir o capô e desvendar a caixa preta da IA.

A conclusão revela detalhes das estratégias que o modelo utiliza para aprender e gerar respostas. Entre as descobertas, o estudo mostra que o Claude:

  • Usa linguagem universal para organizar as informações antes de fazer traduções para o idioma de cada usuário;

  • Planeja com antecedência as respostas, construindo redes complexas de texto e não apenas gerando uma palavra por vez;

  • Usa raciocínio em etapas, construindo respostas complexas e conectando conceitos intermediários.

  • Pode gerar respostas equivocadas a partir de raciocínios falsos para satisfazer pedidos de usuários;

  • Instruções maliciosas podem ser usadas para enganar o modelo e forçar respostas nocivas até que o próprio Claude reconheça a ameaça.

As notícias – boas e más – dos pesquisadores da Anthropic são muito importantes para ressaltar a transparência com que a empresa desenvolve os seus modelos de linguagem.

Elas também fornecem ferramentas para que as falhas sejam identificadas e corrigidas, garantindo “alinhamento com valores humanos” e um processo mais claro de como a própria criadora do Claude pode garantir a confiabilidade de seus produtos – algo vital para o avanço da IA em saúde e medicina, por exemplo.

Logicamente esse tipo de análise é capaz de interpretar apenas uma fração pequena de todo o volume de dados trabalhados pelo modelo. Mesmo assim, a Anthropic entende que escalar esse processo será fundamental para acompanhar a evolução da IA

🤖 Casos de Uso

  • BestBuy inicia o desenvolvimento de suporte ao cliente com IA após um grande layoff.

  • Coors Light criou um app com IA para identificar pilares em estádios de baseball e dar cerveja aos espectadores que estiverem com bloqueio de visibilidade.

  • Amazon está usando IA para impulsionar seu crescimento em publicidade e retail media, com ferramentas como geradores de imagem, áudio e vídeo.

  • Globo está desenvolvendo 130 projetos de IA, incluindo agentes conversacionais e ferramentas para geração de criativos.

  • Banco Sathapana adotou a plataforma creditX da Finbots.ai para aprimorar sua análise de risco de crédito.

  • Pesquisadores descobriram um jeito de calcular a idade biológica através de dados de um eletrocardiograma com IA.

Trending:

Após lançar os melhores modelos texto-para-voz (locução) e voz-para-texto (transcrição) da atualidade, o ElevenLabs lançou um modelo revolucionário para se comunicar com o seu melhor amigo.

O novo texto-para-latido é a sensação do momento e já conta com voz de chihuahua, acesse clicando aqui*.

(*mas acesse olhando o calendário)

“Siri, me vê um atestado!”

ios, saúde, coach digital, apple, saude+, mullberry

Hoje a maior empresa de tecnologia do mundo está comemorando 49 anos e US$3.3 trilhões de capitalização de mercado. Para os próximos 49 anos, o CEO Tim Cook já avisou “Nosso futuro é a IA, e estamos apenas começando”.

Para começar com o pé direito, a Apple parece ter levado a sério o ditado "Uma maçã por dia mantém o médico afastado" e está dando mais um passo para trazer o consultório médico para a tela do seu iPhone, dando a você conselhos em tempo real sobre condicionamento físico, nutrição, sono e até saúde mental.x2

Novos relatos vindos de lá da Califórnia mostram que a big tech estaria preparando uma grande mudança no seu app Saúde – possivelmente agora chamado de Saúde+. O grande diferencial dessa nova versão seria a integração do (nome provisório) Projeto Mulberry.

A ideia do “Saúde+” revamped é integrar funcionalidades de inteligência artificial na análise de dados em tempo real para criar um agente capaz de atuar como um “Médico digital”, que por razões jurídicas deve chegar ao mercado sendo prometido como um “Coach de saúde pessoal”.

Além de analisar dados e gerar reports para os usuários, o Mulberry deve também incluir vídeos e dicas de médicos reais. A Bloomberg afirma ainda que a atualização pode permitir até um registro mais detalhado de alimentação e formas de rastrear movimentos por câmera para correção de postura em exercícios físicos.

Segundo informações da mesma publicação, a Apple já estaria com dados médicos reais para treinar a IA do Projeto Mulberry. A expectativa é de que o Saúde+ seja apresentado em junho desse ano junto com o iOS 19.4 na WWDC 2025.

Me explique como se eu fosse uma criança:

Foundation Models

Imagine uma caixa de blocos especiais que viram muitas coisas - livros, conversas e imagens.

Esses blocos conseguem entender a linguagem e ajudar com muitas tarefas diferentes após observar enormes quantidades de informação.

O que torna esses modelos especiais é que, após aprenderem todas essas coisas básicas, podem ser adaptados para trabalhos específicos.

Eles são chamados "foundation" porque funcionam como o alicerce - a base de outros modelos.

🤖 Novidades em IA

  • Runway anunciou o Gen-4, seu modelo de vídeos de altíssima qualidade com novos personagens consistentes, locais e objetos.

  • DeepSeek V3-0324 alcançou o #5 no LM Arena, se tornando o melhor modelo open source da tabela, acima do DeepSeek R1.

  • Higgsfield tirou a paz do lançamento da Runway e lançou um modelo tão bom quanto, mas com teste grátis.

  • Google liberou o Gemini 2.5 Pro na sua plataforma oficial do Gemini para usuários gratuitos, liberando a possibilidade de usar o Canvas.

  • OpenAI lançou o 4o-ImageGen para os usuários gratuitos, com o limite de três gerações de imagens por dia.

  • Hailuo apresentou seu novo modelo TTS, Minimax-Audio Speech-02 - que também está disponível no fal.ai.

Nova Act: a fábrica de agentes de IA da Amazon

amazon, agentes, nova act, llm, e-commerce, compras online

A inteligência artificial e seus agentes estão prestes a mudar dramaticamente a forma como consumidores realizam compras online e é claro que a líder absoluta dos e-commerces não deixaria essa oportunidade passar despercebida.

A Amazon acaba de lançar o Nova Act, um agente de IA de uso geral que pode assumir o controle de um navegador da web e executar algumas ações simples de forma independente – o que inclui comprar ingressos, preencher informações, realizar pedidos ou agendar reuniões.

Segundo um relatório da Adobe, o tráfego online gerado por fontes de IA para e-commerces cresceu 1200% desde julho do ano passado. E não só isso:

39% dos consumidores dos EUA já usaram IA para compras online.
92% deles dizem que melhorou sua experiência de compra.
53% planejam fazer isso este ano.
87% são mais propensos a usar IA para compras maiores ou mais complexas.

O estratégia de dominação da Amazon é baseada em dois pilares:

Nova Act: o agente que melhora a experiência de compra para que consumidores finais possam utilizá-la dentro do próprio e-commerce da Amazon;
Nova Act SDK: uma suíte de ferramentas para que desenvolvedores possam criar os próprios agentes e utilizá-los dentro das suas lojas virtuais.

Qualquer que seja a opção escolhida, a Amazon sai ganhando. No primeiro caso com a melhor experiência de uso e aumento de vendas; no segundo pelo uso de seus modelos por terceiros, que gera também receita pela utilização do seu poder computacional, armazenamento em sua nuvem, etc.

Apesar de “assumir o controle do navegador” parecer algo simples, a Amazon mostrou que há muito mais complexidade possível nas aplicações. Alguns dos casos de uso destacados no lançamento foram:

  • Coding: construiu o pombo mais forte (sim!) sem nenhuma experiência anterior em videogame;

  • Messaging: automatizou o envio de mensagens de ausência do escritório;

  • Encomendas: fez um pedido de entrega de salada todas as terças-feiras.

O Nova Act é a jogada da Amazon para competir com o Computer Use da Anthropic ou o Operator da OpenAI. Mas, diferente das concorrentes, a Amazon já tem um poder de distribuição massivo através do seu ecommerce e de milhões de Alexas nas residências ao redor do mundo!

cAIxa da Semana

  • HeroUI Chat: transforme screenshots e prompts em interfaces.

  • Gemini App: use o modelo mais potente do momento.

  • Higgsfield: teste gratuitamente o modelo que veio para desbancar o Runway.

  • ElevenLabs RAG: alimente seu agente de voz com uma base de conhecimento

  • Flora: um canvas de IA com diversos modelos conectados.

MEME

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.

Reply

or to participate.