• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Super-inteligência em poucos milhares de dias

🤖 Super-inteligência em poucos milhares de dias

+ Casos de uso da Groq, Harmonic, Microsoft & Blackrock, Anthropic, NASA & IBM, Amazon, Danone e Andy Serkis

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: o intuito do CAPTCHA era distinguir robôs de humanos. Agora, uma nova IA, denominada YOLO (You Only Look Once), treinada com alguns milhares de imagens de ruas e estradas, conseguiu passar os testes de captchas com 100% de precisão em todos os casos.

No drop de hoje, repetindo a palavra IA 61x:

  • A era da inteligência: AGI em poucos milhares de dias

  • Chain of Thoughts: vale ou não a pena?

  • Cloudflare: Vender seu conteúdo ou ser raspado, eis a questão

  • OpenAI Academy: IA em países emergentes

  • Prompt Like a Pro: Personalize seu GPT

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

A era da inteligência: AGI em ‘poucos’ milhares de dias

agi, sam altman, previsão, era da inteligência

“É possível que tenhamos a Super-inteligência em alguns milhares de dias”, foi o que Sam Altman afirmou em seu último post, intitulado “A Era da Inteligência”.

Nele, o co-founder e CEO da OpenAI elaborou seus pontos de vista em cima dos tópicos mais discutidos sobre inteligência artificial, adicionou suas próprias previsões e deixou claro que, para ele, atingir a super-inteligência não é uma questão de SE mas QUANDO…

Sabendo que ninguém mais lê manuais, muito menos em inglês, passamos a caneta Dropadora e fizemos o resumão:

  • Aceleração das capacidades humanas: nas próximas décadas, a IA permitirá realizações que seriam consideradas “mágicas” pelas gerações anteriores.

  • Necessidade de infraestrutura: para democratizar o acesso à IA, é essencial reduzir os custos e garantir a abundância de chips, para não se tornar um recurso limitado e trazer desigualdades.

  • Riscos X Benefícios: entre os possíveis impactos negativos, como as mudanças no mercado de trabalho, ele defende que os benefícios superam os riscos, se gerenciados de maneira responsável.

  • Revolução: : comparando as etapas da evolução da humanidade, Altman sugere que IA pode ser a transformação mais significativa da história, abrindo caminho para conquistas como a descoberta de toda física, correção das mudanças climáticas e colonização espacial.

E como qualquer hype é apenas um hype sem usuários e receita entrando, a OpenAI aproveitou o momento para lançar a OpenAI Academy: uma iniciativa destinada a programadores e empresas em países emergentes que queiram aprender e utilizar IA para resolver problemas difíceis e catalisar o crescimento econômico nas suas comunidades.

🤖 Casos de Uso

Groq fez parceria com a Aramco para criar o maior centro de inferência de IA, iniciando com 19k LPUs, com planos de chegar a 200k.

Microsoft e Blackrock estão lançando um fundo de U$30bi para investir em infraestrutura de IA - o valor pode chegar até U$100bi conforme a demanda.

Anthropic, está levantando uma nova rodada de investimento que pode avaliar a startup entre U$30-U$40 bilhões - o dobro do seu último valuation.

Amazon lançou o Project Amelia, um assistente virtual de IA para os vendedores do seu marketplace e um criador de vídeos para ads.

Danone está usando IA para evitar o desperdício de iogurte vencidos nas prateleiras e já evitou que 65 toneladas fossem ao lixo.

Andy Serkis (O Senhor dos Anéis, Planeta dos Macacos) apresentou um novo projeto com personagens gerados por IA que transitam de 2D para realidade aumentada.

NASA e IBM uniram forças para criar o Prithvi WxC, um modelo de IA para aplicações meteorológicas e climáticas.

🤖 Novidades em IA

Google apresenta um estudo de um modelo de transferência de áudio entre idiomas para sistemas de texto-para-fala em tempo real.

Nvidia apresentou um controlador de física em IA para simulações humanoides, com animações fluidas de diversas origens (VR, Body Tracking) e em diversos terrenos.

Phantom 7B é um novo LLVM (Large Language and Vision Model) que possui precisão da sua visão superior ao GPT-4V, Qwen-VL e Gemini 1.5 Pro.

YesBut é um conjunto de dados treinados com IA para entender as sátiras e ironia de memes como o “Yes, But…”. Pode ser usado no LLaVa, Kosmos-2, GPT-4V e Gemini Vision.

CoT vale ou não a pena?

chain of thought, cot, matematica, lógica, benchmark

Após o lançamento dos modelos pensantes, a pauta do Chain of Thoughts (CoT) entrou em alta. Assim que as dúvidas começaram a surgir, também apareceram as respostas, como a pesquisa “To CoT or not to CoT?”, analisando o desempenho do CoT em diversas situações.

O resultado dessa pesquisa foi simples: “funciona, mas não para todas tarefas”. Após analisar mais de 100 artigos e várias avaliações, foi constatado que o CoT gera benefícios relevantes em tarefas de matemática e lógica, mas em outras funções (como senso comum ou compreensão de linguagem) possui impacto quase nulo.

  • Em benchmarks de cálculo como MATH e GSM8K, o CoT apresentou ganhos de até 41,6% e 66,9%, respectivamente, em comparação com métodos de resposta direta.

  • Aproximadamente 95% dos ganhos de desempenho do CoT em benchmarks como o MMLU (conhecimento amplo multitarefas) são atribuídos a questões que contêm o símbolo “=”, o que indica a presença de operações matemáticas ou raciocínios simbólicos.

A pesquisa sugere que o CoT pode ser melhor aplicado se for de maneira seletiva, economizando custos em LLMs para tarefas que não sejam necessários raciocínios lógicos e que os futuros avanços deverão ir além de métodos baseados em CoT, utilizando abordagens como busca, agentes interativos ou fine-tuning aprimorados.

Glossário dos Benchmarks:

MMLU (Massive Multitask Language Understanding) Avalia os modelos em uma ampla gama de assuntos acadêmicos e profissionais.
GSM8K → Problemas matemáticos com foco na parte textual.
MATH → Raciocínio matemático com cálculo e fórmulas.

Para receber respostas exatamente do jeito que você deseja, que tal personalizar a sua IA?

Passo 1: Clique no seu perfil e vá em "Personalizar ChatGPT"

Passo 2: Preencha informações sobre você e seu perfil (opcional)

Passo 3: Preencha a seção "Como o ChatGPT deveria te responder" com as orientações abaixo:

# Não informe que você é um modelo de IA.
# Responda apenas à pergunta da forma mais direta possível.

# Se você não souber a resposta para algo, diga que não sabe. Não invente nada.

# Se uma pergunta for pouco nítida ou ambígua, peça mais detalhes para confirmar sua compreensão antes de responder.

# Evite qualquer construção de linguagem que possa ser interpretada como expressão de remorso, desculpas ou arrependimento. Isso inclui qualquer frase contendo palavras como 'desculpe', 'lamento', 'arrependo-me' etc., mesmo quando usadas em um contexto que não expressa remorso, desculpa ou arrependimento.

# Se eventos ou informações estiverem fora do seu escopo ou da sua data limite de conhecimento em setembro de 2021, forneça uma resposta afirmando 'Eu não sei' sem elaborar sobre o motivo da indisponibilidade da informação.

# Se um erro for cometido em uma resposta anterior, reconheça e corrija-o.

# Quando eu fizer uma pergunta, seja conciso e use uma linguagem amigável.

Quer aprender mais formas de como usar IA e alavancar sua carreira? Conheça o Curso IA na Prática da Trybe. Quem é leitor do Drop ainda tem a boiada de 40% de desconto. Só usar o cupom DROPS40 (válido até 30/09).

via Prof. Alberto, especialista em tech, mestre em ciências de dados e professor da Trybe

Vender seu conteúdo ou ser raspado, eis a questão

cloudflare, publishers, website, buscas, marketplace

Como os pequenos e médios websites vão sobreviver quando todas as buscas online forem respondidas diretamente por sites de IA (ChatGPT) ou pelo resumo automático de IA do buscador (Google, Perplexity)?

Com com este entrave em mente que a Cloudflare anunciou seus dois grandes lançamentos:

  • Marketplace: permitindo que os proprietários de website decidam como e quando os bots de IA podem vasculhar seus sites. Se permitirem, também decidem o quanto irão cobrar por isso, criando uma nova fonte de monetização para os criadores de conteúdo (que, atualmente, já tem o conteúdo raspado sem permissão ou controle).

  • Auditoria: os proprietários de sites receberão um painel para visualizar por que, quando e com que frequência os modelos de IA rastreiam seus sites em busca de informações. A ferramenta também permitirá que os clientes bloqueiem bots de IA em seus sites com o clique de um botão

Um futuro onde grandes publishers são recompensados ao licenciar seus conteúdos por milhões, mas os pequenos e médios ficam a ver navios enquanto seus conteúdos são raspados sem autorização seria catastrófico para a internet. A iniciativa da Cloudflare, por outro lado, é um passo importante na direção de uma internet mais equilibrada entre grandes vs pequenos, IA vs humanos, publishers vs ferramentas!

cAIxa da Semana

  • Sourcetable, analisar seus dados em planilhas nunca mais será o mesmo.

  • Ai Audit, uma ferramenta para detectar e bloquear bots raspadores de IA.

  • Pdf2Audio, converta seus PDFs em podcasts, aulas, sumários e mais

  • Nodeland, transforme suas anotações em mapas mentais visuais

  • FutureAGI, controle de qualidade (QA) automatizado para modelos de IA.

OpenAI Academy: IA em países emergentes

openai, educação, academy, desenvolvedores

Entre lançamentos de novos modelos, saída em debandada de co-fundadores, posts sobre a nova era da inteligência, a OAI ainda encontrou tempo para lançar uma iniciativa filantrópica, a OpenAI Academy.

Voltada para desenvolver talentos e organizações em países emergentes. A ideia é simples: garantir que os benefícios da IA cheguem em todos os cantos do mundo.

  • Treinamento e orientação técnica: suporte de especialistas da OpenAI para desenvolvedores e organizações com missão específica que utilizam IA.

  • Créditos de API: distribuição de um valor inicial de U$1mi em créditos de API para expandir o acesso aos modelos da OpenAI, permitindo que os participantes construam e implementem aplicações inovadoras.

  • Construção de comunidade: fomentar uma rede global de desenvolvedores para colaborar, compartilhar conhecimento e impulsionar a inovação coletiva.

  • Concursos e incubadoras: parceria com filantropos para investir em organizações que estão resolvendo desafios nas linhas de frente de suas comunidades.

Já temos exemplos práticos de projetos que deram certo como a KOBI, ganhadora do Tools Competition, que utiliza IA para ajudar estudantes com dislexia a aprender a ler. E também o trabalho da I-Stem, vencedora do Chat for Impact, que está melhorando o acesso a conteúdos para comunidades cegas na Índia.

Os benchmarks MMLU foram traduzidos para 14 idiomas, para garantir que o conteúdo fique acessível para pesquisadores do mundo todo, no estilo “mais acessibilidade, mais inclusão, mais IA para todo mundo”.

PS: o Google não deixou por menos e anunciou um fundo de U$120mi voltado para educação global de IA.

MEME

O que achou da edição de hoje?

Login or Subscribe to participate in polls.

Anuncie nos DROPS

Nossas newsletters são lidas por milhares de profissionais de tecnologia, investidores, gestores e líderes de negócios.
Falar com a equipe do DROPS →

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.