• AiDrop
  • Posts
  • 🤖 Willow, o supercomputador quântico do Google

🤖 Willow, o supercomputador quântico do Google

+ A liderança da ByteDance + Os novos datacenters brasileiros

Hey, Droppers!

Na coluna ‘Ferrou’ de hoje: um ano antes do assassinato do CEO, a UnitedHealthCare negava cobertura de planos de saúde para idosos utilizando IA.

No drop de hoje, repetindo a palavra IA trocentas vezes:

  • Willow: o supercomputador quântico do Google

  • OpenAI: 12 dias de lançamentos

  • ByteDance: a líder na corrida chinesa de IA

  • Grupo FS: os novos datacenters brasileiros

  • Os Casos de Uso: Call of Duty, Reddit, Manchester City, Rede Globo, PF

  • Me explique como se eu fosse uma criança: Qubits

Seu trabalho não será substituído por uma Inteligência Artificial, mas por alguém utilizando Inteligência Artificial. Quer ficar por dentro da década de avanços que rolam no universo de IA todas as semanas? Assina o AiDrop e te contamos tudo, sem tecniquês, todas as quintas-feiras no seu inbox.

Willow: o supercomputador quântico do Google

google, chip, quantica, qubits, quantum, willow

O ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1965, Richard Feynman, uma vez disse: “Se você pensa que entende a mecânica quântica, você não entende a mecânica quântica”. Isso não impediu o Google de criar uma divisão para explorar os avanços da Computação Quântica. Quase duas décadas depois, nasce o Willow: o supercomputador quântico mais avançado do mundo, permitindo duas grandes conquistas:

  1. Rapidez: o Willow levou 5 minutos para realizar um cálculo que um computador normal levaria 10.000.000.000.000.000.000.000.000 de anos (1025 ou 10 septilhões de anos) - um número que excede por muito a idade do Universo.

  2. Assertividade: o Willow pode reduzir erros exponencialmente à medida que usando mais qubits. Isso resolve um desafio importante na correção quântica de erros, um desafio que vem sendo perseguido há ~30 anos.

Os computadores quânticos funcionam de uma maneira fundamentalmente diferente do computador do seu telefone ou laptop. Eles aproveitam a mecânica quântica – o estranho comportamento de partículas ultraminúsculas – para resolver problemas muito mais rápido do que os computadores tradicionais.

→ O governo chinês disse que está injetando +U$15 bilhões em pesquisa quântica
→ A Apple anunciou que a criptografia que protege os bate-papos do iMessage está sendo feita como “prova quântica”.
→ Microsoft, Intel e IBM todas possuem uma divisão para estudos e desenvolvimento no campo da mecânica quântica.

Apesar do breakthrough, um chip com aplicabilidade comercial ainda está a pelo menos uma década de distância e suas aplicações, sejam elas positivas (como avanços na medicina) ou negativas (quebrar senhas e criptografias), ainda tomarão algum tempo e alguns vários bilhões.

Ps1: em 2019, o Google Quantum AI já havia atingido um marco importantíssimo na computação quântica: o chip Syncamore conseguiu realizar em 200 segundos uma tarefa que levaria 10 mil anos.

Ps2: estima-se que quebrar a criptografia do Bitcoin em 1 dia levaria 13mi qubits. Willow possui 105 qubits. Teoricamente, 124000 willows seriam necessários para quebrar o Bitcoin em 1 dia.

🤖 Casos de Uso

  • Call of Duty: os atores de vozes do Black Ops 6 Zombies estão saindo em debandada alegando o uso excessivo de IA na criação do jogos.

  • Proprietários estão utilizando software de IA para coordenar aumentos de aluguel, resultando em ações judiciais antitruste e propostas de proibição.

  • Reddit introduziu o ‘Reddit Answers’, um novo recurso de IA que permite pesquisa conversacional em toda a plataforma com resumos selecionados e fontes vinculadas de subreddits relevantes.

  • Manchester City fez parceria com a Puma para uma nova competição de design de kits com tecnologia de IA que permite aos torcedores criar o uniforme alternativo do time

  • Rede Globo: utilizou IA para recriar a voz do Louro José na homenagem dos 25 anos do programa Mais Você.

  • Policia Federal: está usando IA para identificar fatores de risco e selecionar alvos de fiscalização de CACs

🤖 Novidades em IA

  • Gemini fez 2 aninhos no dia 06/12 e o Google lançou o Gemini-Exp-1206, com 2mi de contexto, que tomou o 1° lugar no Chatbot Arena com um score de 1379.

  • Meta lançou o Llama 3.3 70B, com performance similar ao Llama 3.1 405B (quase 6x maior), custando U$0,10/1mi input e U$0,40/1mi output, 10x mais barato que o 405B e 25x mais barato que o GPT-4o.

  • Grok anunciou o Aurora, novo modelo de imagens que substituirá o FLUX, com alta capacidade de compreensão de texto, edição de imagens, criação de memes, celebridades e objetos de marcas do mundo afora.

  • Claude trouxe um recurso não-tão-inovador mas essencial: Estilos de escrita. Funcionam assim como as Instruções Personalizadas do ChatGPT, mas você pode criar vários estilos e escolhê-los antes de dar o input.

  • Microsoft apresentou o Copilot Vision dentro do MS Edge, compartilhando sua tela do navegador, você troca uma ideia com o assistente e ele resolve problema que você estiver enfrentando.

Sua empresa vai liderar o futuro?

Todos já sabem que a IA é a revolução tecnológica que estamos vivenciando - não à toa, você assina esta newsletter. Mas, a sua empresa já está preparada para este futuro?

Provavelmente a resposta é Não. Sabe por quê? Porque a revolução está no começo:

  • ~50% dos líderes ainda não sabem como demonstrar valor com IA. (Gartner)

  • 42% sentem que faltam habilidades para lidar com o futuro. (Gartner)

Apesar dos desafios, tem uma coisa que já ficou claro até aqui: o caminho é a união das inteligências artificiais com a humana.

Por isso, a Alura + FIAP Para Empresas criou uma série de soluções que dão o suporte estratégico para as empresas e líderes serem protagonistas nessa revolução. Conheça o ecossistema →

Os 12 dias de lançamentos da OpenAI

openai, maratona, lançamentos, fim de ano

Já no clima natalino e, ao mesmo tempo, pressionado pela aproximação do seu rival Musk com Trump e a nomeação de David Sacks como Czar de IA e Cripto, Sam Altman decidiu fazer uma maratona de lançamentos e atualizações da OpenAi pelos próximos 12 dias úteis. Desde então:

Iniciando a série de apresentações com uma das revelações mais aguardadas: o esperado modelo o1 “full” agora aceita arquivos anexados, é mais inteligente e está disponível no GPT Plus (U$20/mês).

Foi também apresentado o novo plano ChatGPT Pro, que custa a bagatela de U$200/mês, trazendo o “GPT-sem-limites” e acesso à nova versão o1-pro, ideal para solicitações complexas (envolvendo problemas de muito raciocínio ou científicos).

Ciente da necessidade de pesquisadores validarem dados complexos em larga escala e de desenvolvedores cruzarem dados com facilidade, a OpenAI lançou um recurso de fine-tuning para os modelos de reasoning, disponibilizado inicialmente para os aplicantes de um formulário e em 2025 sendo lançado ao público.

Você pode conferir mais detalhes na nossa publicação →

Após 10 meses do anúncio e de muita gente entrando na disputa, o SORA, modelo de vídeos da OAI, finalmente teve sua versão oficial lançada em uma plataforma. Seus recursos oficiais são:

  • Text-to-video: Criar vídeos a partir de textos

  • Storyboard: criação da narrativa através de prompts dentro de um vídeo

  • Image-to-video: vídeos a partir de imagens através do Storyboard;

  • Remix: editar vídeos gerados através de prompts

  • Loop: transformar vídeos que você gostou muito em loops satisfatórios

Todos usuários do ChatGPT Plus tem 1000 créditos mensais para utilizar e os usuários do ChatGPT Pro têm vídeos ilimitados.

Os lançamentos continuarão ocorrendo todos os dias úteis até 20/12. Você pode acompanhar os updates diários através do Instagram do AiDrop.

Me explique como se eu fosse uma criança: Qubits

Qubits ou Quantum Bits

São como os blocos de construção de um computador quântico, porém, mais versáteis do que os "bits" de computadores comuns.

Enquanto um bit pode ser apenas 0 ou 1, um qubit pode ser 0, 1 ou uma mistura dos dois ao mesmo tempo, graças a uma propriedade chamada superposição - permitindo que computadores quânticos processem informações de maneira totalmente nova.

Quando dizemos que os qubits do Willow duram até 100 microssegundos, significa que conseguem manter sua informação "pura" por mais tempo antes de serem afetados por interferências externas, o que é essencial para realizar cálculos complexos de forma precisa.

A corrida chinesa de IA

bytedance, tencente, baidu, alibaba, china, ia, doubau

A pista de corrida chinesa pela liderança em Inteligência Artificial inclui pilotos como Alibaba, Baidu, Tencent, DeepSeek e a ByteDance. Nos últimos meses, a última delas, dona do TikTok, tem consolidado a posição de liderança no país e a sua estratégia diz muito do porque:

  • Infraestrutura: a ByteDance já é a maior cliente da Nvidia no país, onde consegue acessar apenas os chips H20. Para os demais chips Blackwell, a empresa tem expandido seus datacenters para outros países, como a Malásia.

  • Produto: o seu chatbot (Doubao) já é o mais utilizado no país com 60 milhões de usuários ativos mensais, ultrapassando o segundo colocado (Ernie da Baidu) com 13 milhões de usuários ativos mensais. Para fins comparativos, a OpenAi diz ter 300mi de usuários ativos semanais no mundo. Para o restante do mundo, a ByteDance lançou outro chatbot, a Cici Ai.

  • Time: Zhang Yiming, o fundador e homem mais rico da China, que deixou a posição de CEO em 2021, voltou ao seu reinado para focar exclusivamente nas iniciativas de IA - que inclui a contratação de talentos das concorrentes, incluindo o laboratório chines de IA da Microsoft.

  • Chip: a equipe está desenvolvendo o próprio circuito integrado específico de aplicação (ASIC) - um chip de IA especializado para aprendizado de máquina.

  • Dados: com 1.8 bilhões de usuários ativos menais, uma taxa média de abertura de 8x ao dia e um tempo médio de uso de ~1hora, os 212 bilhões de vídeos assistidos no aplicativo do TikTok são uma fonte inesgotável de dados para treinar seus modelos.

A ByteDance conseguiu chegar neste nível mesmo com todas as sanções impostas pelo governo americano na compra e importação de tecnologia e consolidar sua posição de liderança no país Asiático. Resta saber se conseguirá replicar todo o sucesso também para os países do ocidente.

Os datacenters brasileiros

grupo fs, ceara, sao paulo, parana, datacenter

Depois de captar R$160mi com emissão de dívidas, o maior conglomerado de cibersegurança do país se prepara para sua mais nova empreitada: um investimento de R$1.8 bilhões para construção de três data centers no Brasil.

  • Fase 1: inclui a construção do primeiro datacenters, no Ceará, com capacidade para 30 Megawatts que vai demandar 30% do montante. A instalação ficará próxima aos cabos submarinos que conectam o BR ao mundo, tornando a latência do sistema mais eficiente.

  • Fase 2: inclui a construção do segundo datacenter, em São Paulo, com capacidade para 30 Megawatts que vai demandar outros 30% do montante, a serem levantados com dívida e um aporte de equity no projeto.

  • Fase 3: inclui a construção do terceiro datacenter, no Paraná, com capacidade para 10 Megawatts, que vai demandar os restantes 40% do montante. Este, em específico, será otimizado para fins como mineração de bitcoins.

Ao final do projeto, a empresa estima uma receita adicional de R$1 bilhão, dobrando o faturamento atual da empresa. Os datacerters estão sendo construídos no modelo “Built to Suit", com diversas outras empresas já assinando termos de interesse na utilização dos mesmos pelos próximos 20 anos.

cAIxa da Semana

  • Picke, faça reuniões usando seu clone digital.

  • NotionFlashcards, transforma notas do Notion em flashcards interativos

  • Remy, seu treinador do sono, que analisa padrões e orienta atividades

  • Faceless, toque o seu canal de vídeos no piloto automático com IA

  • Martin, assistente virtual que organiza calendário, inbox e listas de tarefas

MEME

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

DROPS

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.

Reply

or to participate.